o ator Jonathan Majors como  Kang, o Conquistador em cena de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'

O longa, que traz Kang, o Conquistador como a grande ameaça aos heróis, estreia hoje nos cinemas

Fotos: Marvel/Divulgação

É num vasto microuniverso cheio de criaturas bizarras que se passa a história de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", filme que dá pontapé na fase cinco da Marvel e chega aos cinemas nesta quinta-feira (15/2).

Na trama, a filha do herói se mete com aparatos científicos e acaba transportando toda a sua família para o perigosíssimo Reino Quântico. O local inóspito é uma espécie de dimensão paralela microscópica onde vivem monstrengos, como um bicho-geleia que é fã de pessoas com buracos, seres humanoides e também o supervilão Kang, o Conquistador.
 

Interpretado por Jonathan Majors, o malfeitor já havia dado as caras no final da série "Loki", lançada em 2021. A Marvel parece querer vendê-lo agora como o grande antagonista do seu universo, como se fosse um novo Thanos, o alienígena roxo que dizimou metade dos seres vivos em "Vingadores: Guerra infinita".

Paul Rudd e Evangeline Lilly, os atores que interpretam os protagonistas, vieram ao Brasil em dezembro passado para participar da CCXP, evento que reúne fãs de quadrinhos, cinema e séries em São Paulo. Para o ator, o novo vilão é mesmo um dos responsáveis por tornar este longa mais grandioso.



"Sempre senti que os filmes do Homem-Formiga tratam sobre as relações entre pais e filhos, e acho que isso ainda existe em 'Quantumania'. Mas não é só isso. O novo filme é muito maior que os primeiros, e parte dessa mudança se deve ao Kang. Os temas antigos ainda existem, mas agora há uma explosão com um senso de grandeza."

o ator Paul Rudd como o protagonista de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'

Paul Rudd faz papel do protagonista em "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"

Marvel/Divulgação

"Sempre senti que os filmes do Homem-Formiga tratam sobre as relações entre pais e filhos, e acho que isso ainda existe em 'Quantumania'. Mas não é só isso. O novo filme é muito maior que os primeiros, e parte dessa mudança se deve ao Kang. Os temas antigos ainda existem, mas agora há uma explosão com um senso de grandeza"

Paul Rudd, ator, intérprete do Homem-Formiga

 

Tirano

Kang é um tirano com sede de conquista. Depois de ficar preso naquele mundo por causa de um embate com Janet van Dyne, a mãe da Vespa, o personagem vai à caça do grupo vindo da Terra para conseguir o que precisa para escapar dali.

Criado em 1964, Kang é um dos vilões mais poderosos e implacáveis dos gibis de super-heróis. Nos cinemas, ele surge como uma das principais ameaças ao multiverso, tema explorado no último "Doutor Estranho", que deve conduzir a nova fase dos filmes da Marvel.

Evangeline Lilly, que vive a Vespa, diz que "Quantumania" se distancia dos outros longas protagonizados pelo Homem-Formiga porque apresenta um mundo gigantesco. O Reino Quântico, mencionado por ela, parece querer emular os planetas de "Star wars", que são cheios de pedregulhos, montanhas, naves, soldados armados e todo tipo de ser imaginável.

Para além disso, Lilly lembra que o filme quer falar também de família. É um tema caro ao Homem-Formiga, que sempre equilibrou a vida heroica com a de pai e namorado da Vespa.

"Scott Lang, o Homem-Formiga, é todo coração, enquanto Hope, a Vespa, é toda cabeça. Às vezes isso coloca ele ou ela em perigo. Mas quando estão juntos, os dois ajudam um ao outro com seus erros e fraquezas, o que faz a força de ambos brilhar", diz a atriz.

Cassie Lang, a filha de Scott, cresceu e agora é uma adolescente rebelde, que contraria as ordens do pai e quer virar uma heroína a qualquer custo. Vivida por Kathryn Newton, a personagem adiciona jovialidade à dinâmica do grupo, que tem ainda os veteranos Michelle Pfeiffer e Michael Douglas como pais da Vespa.

"[A adição da Cassie] Foi tremendamente significativa porque estive reclamando por anos sobre como todas as mulheres do Universo Cinematográfico da Marvel são sérias. Faltavam heroínas arrogantes, rabugentas e brincalhonas", afirma Lilly.

A Marvel demorou mesmo para dar protagonismo às mulheres. Dos 31 filmes, apenas três são estrelados por personagens femininas.

a atriz Evangeline Lilly como Vespa  em cena de 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'

Evangeline Lilly é a Vespa no longa e comenta característica da personagem

Marvel/Divulgação

"Scott Lang, o Homem-Formiga, é todo coração, enquanto Hope, a Vespa, é toda cabeça. Às vezes, isso coloca ele ou ela em perigo. Mas quando estão juntos, os dois ajudam um ao outro com seus erros e fraquezas, o que faz a força de ambos brilhar"

Evangeline Lilly, atriz, intérprete da Vespa



"Acho que eles fizeram um trabalho incrível em 'WandaVision', pois mostraram uma mulher cheia de falhas. São essas as histórias que precisam ser contadas", diz ela, fazendo referência ao seriado que mergulha na mente de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

Agora que Cassie quer ser superpoderosa também, é provável que a garota se una, num filme futuro, a outros heróis jovens que vêm sendo escalados para engordar o panteão do estúdio. Para Rudd, que já pode ser considerado um dos Vingadores veteranos, os novatos são "incríveis e fazem um bom trabalho".

Lilly, porém, é mais cautelosa. "Acho que os novos heróis estão preenchendo um vazio. Será interessante observar o futuro para ver se eles serão capazes de carregar esse velho manto." 

“HOMEM-FORMIGA E A VESPA - QUANTUMANIA”
(Estados Unidos, 2023, 125min). Direção: Peyton Reed. Com Paul Rudd, Evangeline Lilly, Jonathan Majors. Estreia nesta quinta-feira (15/2), em salas dos complexos Cineart, Cinemark, Cinépolis e Cinesercla 


Fase cinco do Universo Marvel prevê mais 11 estreias

Depois do lançamento de "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, nesta quinta-feira (16/2), são aguardadas outras 11 produções, entre longas e séries a serem disponibilizadas no Disney+. Ainda em 2023, estão previstos: "Invasão secreta" (série, no Disney prevista para a primavera norte-americana), "Guardiões da galáxia Vol. 3" (filme, em 5 de maio), "Echo" (série no Disney , no verão americano), "Loki" – 2ª temporada (série, no verão), "The Marvels" (filme, em 28 de julho), "Blade" (filme, em 3 de novembro), "Coração de ferro" (série no Disney , no outono dos EUA) e "Agatha: Coven of chaos" (série no Disney , no inverno).

Para o ano que vem, para concluir a fase 5, são esperados ainda "Demolidor: Born again" (série no Disney , na primavera de 2024), "Capitão América: Nova ordem mundial" (filme, em 3 de maio de 2024) e "Thunderbolts" (previsto para 26 de julho de 2024).

Adaptação

 Em "Invasão secreta", o público terá a chance de ver o retorno de Nick Fury (Samuel L. Jackson) e as conspirações ligadas aos Skrulls (uma raça avançada; tecnologicamente, reptilianos humanoides) no UCM. A série, em seis episódios, adapta um dos maiores eventos da Marvel Comics das últimas duas décadas, em que os Skrulls estão infiltrados na Terra.

No elenco estão Ben Mendelsohn (vivendo Talos); Cobie Smulders (Maria Hill); Don Cheadle (Máquina de Combate); e os atores Kingsley Ben-Adir, Olivia Colman e Emilia Clarke, que estrearão no UCM. 

A estreia seguinte é a de "Guardiões da galáxia – Vol. 3". No novo longa, a trupe galáctica estará se estabelecendo em Knowhere, mas não demorará muito para que suas vidas sejam viradas de cabeça para baixo. 

Peter Quill (Chris Pratt), lidando com a perda de Gamora (Zoe Saldaña), precisará reunir sua equipe em uma missão perigosa para salvar a vida de Rocket (Bradley Cooper). 

Um novo trailer foi revelado no último domingo (12/2), durante o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.

Na sequência, o terceiro lançamento é o da série "Echo". A produção acompanha a personagem-título, uma super-heroína da Marvel que tem a capacidade de copiar perfeitamente os movimentos de outras pessoas. Interpretada por Maya Lopez, Echo é filha adotiva de Wilson Fisk, o Rei do Crime, e foi treinada para ser uma assassina de primeira. A produção é considerada um spin-off de "Gavião Arqueiro". (Folhapress)