O senador Ulysses Guimarães discursa cercado por apoiadores que o aplaudem e jornalistas com câmeras fotográficas

Produção documental dirigida pelo jornalista Paulo Markun recorre a imagens de arquivo e depoimentos gravados entre 2014 e 2017 para desenhar um painel da história recente do país. Na foto, Ulysses Guimarães discursa

TV Cultura/reprodução

A TV Cultura lança neste sábado (14/1), às 22h30, a minissérie documental “Diretas já”. A produção, criada, dirigida e apresentada pelo jornalista Paulo Markun, apresenta um amplo painel da luta pela democracia no Brasil, desde o golpe de 1964 até a posse de José Sarney, em 1985.

A partir de 143 depoimentos de personalidades, lideranças e cidadãos e de uma vasta coleção de imagens atuais e de época, Markun revisita a mobilização dos brasileiros que saíram às ruas de norte a sul do país em busca da democracia, e desvenda os bastidores da cena política daquele momento e dos anos de chumbo que a antecederam. 

"A série remete ao golpe de 1964, passa pelo movimento estudantil, pela Frente Ampla, anticandidatura, resistência do MDB, AI-5, anistia, greves operárias, fim da censura, eleições diretas para governador e desemboca no engajamento da sociedade civil em torno da Emenda Dante de Oliveira e da derrota no Parlamento, que levaria à eleição indireta de Tancredo Neves, à posse de José Sarney e aos dias de hoje, afinal", explica o jornalista.

Ponte

Markun, que cobriu a campanha das Diretas já, iniciou o projeto em 1987: “Naquela época, a primeira eleição direta para presidente da República já estava marcada. Na Unicamp, coordenei o curso ‘Brasil: Memória política’, um conjunto de eventos em que sete protagonistas percorreram parte da história política recente”, comenta. O jornalista retomou o projeto em 2014, quando lançou um site e dois livros. 

A série propõe uma ponte entre os fatos que compuseram esse cenário e os seus reflexos na sociedade brasileira. "Tanto tempo depois, o painel é parte da história. Não conheço outro tão abrangente. Certamente, vai resultar em interpretações e conclusões nada unânimes nos tempos ásperos em que vivemos. Mas continuo achando que conhecer o passado é importante”, acrescenta Markun.

Entre os entrevistados da série estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, políticos como Eduardo Suplicy, Marta Suplicy, José Genoíno, Marco Maciel e Jandira Feghali. Os depoimentos foram captados entre 2014 e 2017. A produção foi finalizada em 2018, mas entraves burocráticos adiaram seu lançamento.

“DIRETAS JÁ”

• Minissérie documental em seis episódios. Estreia neste sábado, às 22h30, na TV Cultura. Novos episódios aos sábados