
O artista também ficou conhecido por sua parceria com o diretor de cinema David Lynch em trabalhos como no filmes "Veludo Azul", "Coração Selvagem", "Cidade dos Sonhos", entre outros. A morte de Badalamenti foi confirmada por seu sobrinho nas redes sociais.
Badalamenti nasceu no Brooklyn e, ainda criança, mostrava-se talentoso ao tocar piano. Em 1958, conquistou a licenciatura na Manhattan School of Music e logo começou a trabalhar como professor de música.
Ele foi contratado para auxiliar a atriz Isabella Rossellini em "Veludo Azul" e acabou compondo a trilha completa da produção. Assim, ingressou no universo audiovisual.
O projeto mais marcante da carreira do americano foi a composição para a série "Twin Peaks", de 1990. Com essa trilha sonora, Badalamenti ganhou o Grammy de Melhor Performance Pop Instrumental, no ano seguinte ao lançamento. A música foi interpretada na voz da cantora Julee Cruise, que morreu em junho deste ano.
A trajetória do compositor também foi marcada por grandes parcerias. Além do trabalho com o cineasta Lynch, o musico participou de projetos com artistas como David Bowie, Paul McCartney, Nina Simone, Liza Minnelli e Michael Jackson.