(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Cristovao Bastos e Mauro Senise lançam 'Choro negro' em Tiradentes

Disco homenageia os 80 anos de Paulinho da Viola, que serão comemorados neste sábado (12/11). Dupla se apresenta no projeto Música nas Cidades Históricas


11/11/2022 04:00 - atualizado 11/11/2022 07:55

Músicos Cristovão Bastos e Mauro Senise sorriem para a câmera
Cristovão Bastos e Mauro Senise serão a atração desta sexta (11/11) do projeto Música nas Cidades Históricas (foto: Nana Moraes/divulgação)

Paulinho da Viola, que vai completar 80 anos amanhã (12/11), ganha homenagem no projeto Música nas Cidades Históricas (Mucih), em Tiradentes.

O pianista Cristovão Bastos e o saxofonista Mauro Senise lançam o disco “Choro negro”, nesta sexta-feira (11/11), às 19h, no Centro Cultural Yves Alves. Das 10 faixas, só uma não é da lavra do aniversariante. Bastos compôs “Outonal” especialmente para o compadre.

Amizade de meio século

Cristovão conta que o álbum nasceu por sugestão de Ana Luisa Marinho, mulher e produtora de Mauro Senise. “Ela propôs que fizéssemos um disco comemorando os 80 anos de Paulinho da Viola, do Caetano Veloso e de Gilberto Gil. Comecei a bolar o reper- tório. Mas depois, pensei no Paulinho, meu compadre. Perto do dia da gravação, falei: quero fazer o projeto, porém somente com as músicas do Paulinho, com quem tenho quatro parcerias e 50 anos de amizade.”

E assim foi. Dois choros de Cristovão e Paulinho entraram no disco. Mauro Senise sugeriu a gravação de “Choro pro Waldir” e “Não me digas não”, parcerias da dupla.

O repertório foi decidido rapidamente. “Paulinho é uma pessoa de simplicidade muito sofisticada. É simples e, ao mesmo tempo, sofisticadíssimo. Então, parti para o lado da simplicidade e fizemos o disco, que considero muito bonito”, diz o pianista.
 
 

Cristovão Bastos e Mauro Senise formaram duo em cinco faixas. As outras cinco contaram também com o baterista Jurim Moreira e o baixista Jeff Lescowich.

A amizade de Cristovão e Paulinho tem quase meio século. Os dois se conheceram numa boate em Copacabana, onde o pianista tocava. “Certa noite, ele foi lá fazer uma apresentação e a gente começou a trocar ideias. Foi como se já nos conhecêssemos, como se eu já tocasse com ele há muitos anos”, relembra Bastos.

Deu tão certo que Paulinho virou padrinho do filho mais velho de Cristovão. “Passei a fazer shows com ele e gravamos vários álbuns. Ele ia até minha casa e eu também ia para a casa dele trabalhar os arranjos”, conta o pianista.

A gravadora Biscoito Fino decidiu lançar “Choro negro” também em CD. “A gente deve lutar para manter isso, pois acho muito melhor a pessoa escutar o CD. O som que as pessoas escutam hoje, na maior parte das vezes, vem do celular. Há um empobrecimento nisso”, comenta Bastos.

Mauro Senise é outro velho amigo de Cristovão. Eles se conhecem há 40 anos. Aliás, uma das primeiras gravações do saxofonista foi justamente para um disco de Paulinho da Viola, com arranjo do pianista.

Gravação 'de primeira'

Desta vez, takes de “Choro negro” foram gravados “100% de primeira”, conta o saxofonista. E o álbum ficou do jeito como a dupla queria.

“Estava até comentando com o Cristovão o negócio dos solos. Como a música do Paulinho é extremamente doce, assim como ele, cara tranquilo, muito melódico, doce, os solos saíram também muito melódicos”, afirma Mauro Senise. 

“Não tem muito de jazz, porque a música do Paulinho induz ao solo mais romântico, mais brasileiro, nada muito metido a moderno. Então, saiu algo bem brasileiro. Doce como a música do Paulinho é”, diz Senise.

FAIXAS


UM CHORO PRO WALDIR
Paulinho da Viola e Cristovão Bastos

NADA DE NOVO
Paulinho da Viola

CORAÇÃO LEVIANO
Paulinho da Viola

PARA UM AMOR NO RECIFE
Paulinho da Viola

VINHOS FINOS... CRISTAIS
Paulinho da Viola e Capinan

SARAU PARA RADAMÉS
Paulinho da Viola

CHORO NEGRO
Paulinho da Viola e Fernando Costa

TUDO SE TRANSFORMOU
Paulinho da Viola

NÃO ME DIGAS NÃO
Paulinho da Viola e Cristovão Bastos

OUTONAL
Cristovão Bastos 
 
Capa do disco Choro negro mostra ilustração com folhas nos tons de rosa e verde
(foto: Biscoito Fino)

“CHORO NEGRO”

• Disco de Cristovão Bastos e Mauro Senise
• Biscoito Fino
• 10 faixas
• Disponível nas plataformas digitais









receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)