(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL

Som e Fúria destaca a música autoral de BH no palco do Galpão Cine Horto

PC Guimarães, Guto Brant e Silvia Gomes vão se apresentar até o próximo sábado (12/11), na primeira edição presencial do evento desde 2019


06/11/2022 04:00 - atualizado 06/11/2022 07:55

Músico PC Guimarães sorri, olhando para o lado, e tem à frente dele cortina branca transparente
Atração deste domingo, PC Guimarães vai apresentar ao vivo as faixas do disco "Quintal" (foto: Mateus Lustosa/divulgação)

Pesquisa, formação artística e fomento à criação de projetos são a essência do Galpão Cine Horto. Fundado para estimular as artes cênicas em Belo Horizonte, o centro cultural busca, há algum tempo, expandir suas atividades para atender segmentos que dialogam com o teatro.

“Se você for reparar, o teatro conversa com várias artes, porque nas peças há trilha sonora, figurino e maquiagem. Ou seja, é uma conexão entre as várias ramificações da arte”, afirma Laura Bastos, gerente-executiva do Galpão Cine Horto.
 
Essa conexão motivou o centro a criar o festival Som e Fúria, cuja quarta edição será realizada neste e no próximo final de semana. O objetivo é oferecer espaço para que músicos de BH com trabalho autoral se apresentem.
 

"Fizemos só a primeira edição no modelo presencial. A segunda e a terceira foram totalmente on-line por causa da pandemia (...) Neste ano, a frase (do evento) deveria ser: a presença da presença"

Laura Bastos, gerente-executiva do Galpão Cine Horto

 

A abertura do evento ocorreu ontem (5/11), com o show da rapper Colombiana, acompanhada pela DJ Lázara.

Neste domingo (6/11), a atração será PC Guimarães, do quinteto de música instrumental Semreceita. O compositor vai apresentar o repertório do disco “Quintal”, lançado um dia antes do show.
 
Músico Guto Brant está em ambiente sob penumbra, tendo atrás de si lustre com luz de neon, quadro de Jesus Cristo e flor de plástico presa à parede
Guto Brant mostrará seu trabalho autoral no próximo sábado (12/11) (foto: Mateus Lustosa/divulgação)
 

Celebração do encontro

Na próxima sexta-feira (11/11) e sábado (12/11), as atrações serão, respectivamente, Silvia Gomes e banda, seguida por DJ Bill; e Guto Brant, seguido pela DJ Black Josie.

“Nosso objetivo com o festival é comemorar, celebrar, promover um local de encontro entre as pessoas”, destaca Laura Bastos.

De fato, a edição deste ano tem o que comemorar. Afinal de contas, o festival foi realizado presencialmente apenas uma vez desde 2019, quando surgiu.

“Fizemos só a primeira edição no modelo presencial. A segunda e a terceira foram totalmente on-line por causa da pandemia. Então, estamos retornando com essa vontade de comemorar”, explica Laura. “Costumo dizer que neste ano, a frase (do evento) deveria ser: a presença da presença”, brinca.

O Galpão recebeu 69 inscrições de compositores da cena de Belo Horizonte. Quatro foram selecionados pelos curadores Rafael Martini e Brisa Marques. Os DJs são recomendações dos artistas escolhidos.

“Além da qualidade da música, uma das preocupações era dar prioridade a artistas que tivessem lançado CDs, DVDs ou com shows inéditos”, conta Laura.

A parceria entre convidados do festival e Galpão Cine Horto não termina quando o evento acaba. De acordo com a gerente-executiva do centro, o contato prosseguirá e um projeto será desenvolvido.

“Nós (Galpão) temos a característica de valorizar os artistas da cidade, temos interesse pelo alternativo mesmo. Então, em muitos casos mantemos a conexão com os artistas”, destaca Laura Bastos.

Usando vestido com bordados coloridos, Silvia Gomes olha para a câmera, recostada em porta de madeira pintada de verde
Silvia Gomes, atração da próxima sexta (11/11), representa a força feminina na cena alternativa de BH (foto: Weslley André/divulgação)

Caminho alternativo na cena de BH

Atração da noite deste domingo, PC Guimarães segue o caminho alternativo na música. Aos 32 anos, ele é guitarrista do quinteto instrumental Semreceita e mantém parceria com outros artistas “underground”, como Octávio Cardozzo e Natália Mitre, com quem forma o Duo Foz, dedicado a canções apenas com guitarra e percussão.

No show solo, PC estará acompanhado de Bruno Vellozo (baixo), Davi Fonseca (piano), Gabriel Bruce (bateria), Natália Mitre (vibrafone), Fred Selva (timbau), Alexandre Andrés (flautas) e João Paulo Drumond (percussão), os mesmos que tocaram com ele no disco “Quintal”.

“O repertório é todo do álbum, mas não na mesma ordem. Pensei em colocar as músicas em uma disposição que funcionasse melhor no palco”, revela.

Sem saber da proposta do 4º Som e Fúria, PC preparou disco que é “um local de encontro”, nas palavras dele. O envolvimento, no entanto, se dá entre as experiências pessoais do compositor e a música que ele faz.

“Uma faixa do disco se chama ‘Montanha’. As montanhas, para mim, são mais que paisagens belas que temos em Minas Gerais. Elas remetem a trilhas e passeios que gosto de fazer”, afirma.

“Isso não quer dizer que as pessoas não possam interpretar a música de outra maneira. Elas podem dar (às faixas) o significado que bem entenderem”, pondera PC.

A possibilidade de livre interpretação é o que mais chama a atenção do compositor. “Uma das maiores belezas da música instrumental é que, justamente por não ter letra, ela é mais abstrata que as músicas populares de modo geral. Não direciona a pessoa para determinada interpretação”, destaca.

“Quintal” reúne seis faixas autorais e uma versão de “Desde que o samba é samba”, de Caetano Veloso. Todas instrumentais. A maioria foi criada durante a pandemia. Involuntariamente, expressam o mesmo sentimento dos organizadores do Som e Fúria: a ansiedade para que os encontros voltem a ocorrer.

FESTIVAL SOM E FÚRIA

HOJE (6/11)
19h: Show de PC Guimarães

11/11
20h: Show de Silvia Gomes e Banda

12/11
20h: Show de Guto Brant

>> Galpão Cine Horto. Rua Pitangui, 3.613, Horto. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do teatro e no site Sympla. Informações: (31) 3481-5580
 

Capa do disco Quintal traz o rosto de PC Guimarães
(foto: Reprodução)
“QUINTAL”
• Álbum de PC Guimarães
• 7 faixas
• Grão Discos
• Disponível nas plataformas digitais

 










receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)