(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEATRO

Peça 'Os estonianos' discute a solidão e a busca neurótica por felicidade

Grupo brasiliense Guinada Produções, em sua primeira temporada em BH, vai se apresentar até domingo (27/8) no Galpão Cine Horto


27/08/2022 09:50 - atualizado 27/08/2022 09:51

Na peça Os estonianos, ator conversa com mulher, aos prantos, enquanto é observado por outro ator, em pé, à sua direita
Peça ''Os estonianos" retrata a geração desafiada pela ''modernidade líquida'' (foto: Flaviana Ox/divulgação)

A montagem brasiliense Os estonianos faz curta temporada na capital neste fim de semana, no Galpão Cine Horto. Dirigido por Fernanda Rocha, Larissa Mauro e Kamala Ramers, o espetáculo tem dramaturgia assinada por Julia Spadaccini.

Os atores Daniela Vasconcelos, Guilherme Angelim, Juliano Coacci, Luciana Lobato e Nathalie Amaral dão vida a um grupo de pessoas na faixa etária dos 35 anos que enfrentam os desafios do mundo contemporâneo, diante da solidão imposta pela chamada “modernidade líquida”.

A correspondência on-line entre um personagem e uma estoniana deflagra a narrativa. A partir daí, a turma passa a frequentar o aplicativo, idealizando a vida na Estônia como mais feliz que no Brasil.

O app passa a ser uma espécie de escapismo em busca da felicidade. Com pitadas do humor irônico típico da geração de 35 anos, histórias se entrelaçam como num videoclipe, com a sobreposição de cenas no palco.

Novela em cena

“A Júlia escreve de forma quase novelesca. É uma novela em cena, você consegue ficar preso à interação. Essa interação ocorre por meio da identificação, e não necessariamente pela troca (com o público) ou da quarta parede”, afirma a diretora Kamala Ramers.

Ao mesmo tempo em que está quase vazio, o palco é preenchido pela teia de relações que ligam os personagens.

A equipe da peça aponta a identificação do público com os personagens sobretudo por causa da solidão aguda devido à pandemia.

O espetáculo está em cartaz desde 2015, com alguns hiatos causados pela pandemia e a gravidez das atrizes.

Isso fez com que a primeira oportunidade de o grupo Guinada Produções se apresentar em Belo Horizonte só ocorresse neste momento. A trupe de Brasília  fica em cartaz até este domingo (28/8) na capital. 

“OS ESTONIANOS”

Direção: Fernanda Rocha, Larissa Mauro e Kamala Ramers. Texto: Julia Spadaccini. Com Daniela Vasconcelos, Guilherme Angelim, Juliano Coacci, Luciana Lobato e Nathalie Amaral. Neste sábado (27/8), às 20h, e domingo (28/8), às 19h. Galpão Cine Horto. Rua Pitangui, 3.613, Horto. Ingressos: R$ 20 (inteira) e 
R$ 10 (meia-entrada)

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)