(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

Famoso roqueiro russo vai pagar multa por criticar guerra durante show

Justiça condenou Yuri Shevchuk, líder da banda DDT, por questionar a morte de jovens russos e ucranianos ao se apresentar na cidade de Ufa


17/08/2022 04:00 - atualizado 16/08/2022 20:59

O roqueiro russo Yuri Shevchuk segura a guitarra e põe a mão no peito durante show em Moscou
Yuri Shevchuk critica "planos napoleônicos" de Vladimir Putin (foto: Natalia Kolesnikova/AFP/22/8/2010)

Yuri Shevchuk, lenda do rock russo, foi condenado na terça-feira (16/8) a pagar multa por ter criticado, durante um show, a ofensiva contra a Ucrânia e o presidente Vladimir Putin.


“Estamos matando pessoas na Ucrânia, por quê? Nossos jovens estão morrendo na Ucrânia, por quê?”, disse Shevchuk, de 65 anos, durante apresentação em Ufa. Ele lamentou que os jovens da Ucrânia e da Rússia morram “por causa dos planos napoleônicos do nosso César”.

Além de ser multado, o músico pode ir para a cadeia. O código penal prevê penas de até cinco anos de prisão para esse tipo de crime em caso de reincidência e circunstâncias agravantes.

Ausente na audiência devido à quarentena relacionada ao coronavírus, o cantor afirmou, em declaração escrita, que sempre foi “contra a guerra, em qualquer país e em qualquer época”.

Líder do grupo de rock DDT, muito famoso na dissolvida URSS, Shevchuk denuncia há anos a influência de Putin. Em 2010, chegou a questioná-lo numa reunião exibida pela televisão.

O roqueiro também foi um dos líderes de um amplo movimento de protesto na Rússia em 2011-2012, reprimido pelo Kremlin. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)