(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES CÊNICAS

Diretores do Giramundo revelam curiosidades de seus 50 anos de trajetória

Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares falam sobre a história do grupo mineiro, que construiu 1,5 mil bonecos e fez 36 espetáculos


30/06/2022 04:00 - atualizado 29/06/2022 22:21

Bonecos dos personagens Pauleco, de óculos, e Sandreca, de cabelos ruivos, durante peça do grupo Giramundo
Espetáculo 'As aventuras de Pauleco e Sandreca no planeta Água" marcou a parceria do Giramundo com o duo Palavra Cantada (foto: Guto Muniz/Divulgação)

Diretores do Grupo Giramundo, Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares são os convidados do Sempre um Papo desta quinta-feira (30/6), às 19h. Os três vão falar sobre a trajetória de 50 anos da companhia, que já montou 36 espetáculos, construindo acervo de quase 1.500 bonecos.

O bate-papo on-line tem mediação de Afonso Borges, com transmissão pelo YouTube e Facebook do projeto. O Giramundo completou 50 anos em meio à pandemia de COVID-19, em 2021. Assim como a maior parte do setor cultural, buscou alternativas no on-line devido ao isolamento imposto pelo coronavírus.

A migração para o mundo virtual levou o “Giramundo digital” para novos territórios, especialmente ligados ao vídeo e à pesquisa das “novas formas da marionete” – termo cunhado e perseguido por Álvaro Apocalypse em sua trajetória como criador.

A ênfase na criação de animações digitais entrou de vez no espírito do grupo, que alterou até mesmo sua configuração física ao constituir o estúdio Giramundo definitivamente ativo, ao lado da tradicional oficina de construção dos bonecos da trupe.

O Giramundo, após todas essas mudanças, continua sendo um grupo de teatro de bonecos? Qual o futuro do grupo? São essas e outras perguntas que os diretores tentarão responder e contextualizar no bate-papo desta noite. Informações: www.sempreumpapo.com.br.







receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)