(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL DA VIDA

Leo Piló leva sua arte à histórica Mariana

Artista plástico vai ministrar oficinas de reciclagem para estudantes de escolas públicas da cidade mineira


06/06/2022 04:00 - atualizado 05/06/2022 21:42

artista plástico Leo Piló
Artista plástico produz obras feitas com materiais não convencionais, oriundos de reciclagem e reutilizáveis (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Quem estiver em Mariana até quarta-feira (8/6), além da arquitetura colonial que remete ao século 18 da cidade histórica, ainda poderá conferir a 25ª edição do Festival da Vida – Mariana Viva. Nos últimos dias do evento, cujo tema este ano é a Campanha da Fraternidade 2022 – Fraternidade e Educação, oficinas de reciclagem ministradas pelo artista plástico  Leo Piló e concurso de redação em escolas públicas municipais farão parte da programação.

Fundado em 2004 pela produtora e curadora Maria Alice Martins a pedido do então arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, o festival vem há anos se tornando tradição na cidade e foi expandido para outros quatros municípios do interior de Minas– Barroso, Pedro Leopoldo, Ponte Nova e Sete Lagoas. Esta é a primeira edição do festival sem a presença de Maria Alice, que morreu em decorrência da COVID, em 2020.

Para Rud Carvalho, produtor cultural e organizador do evento, o festival é ferramenta importante para o desenvolvimento da comunidade local. “Minas Gerais, como um todo, e ainda mais o interior e as cidades históricas mais antigas, são muito ricos culturalmente. Temos produtos gastronômicos, musicais e artesanato que têm tradição de muitos anos, mas falta a oportunidade para eles divulgarem seus trabalhos e os aperfeiçoar”, defende.

Rud ressalta a importância de participar de projetos como esse. Ele e sua equipe continuaram o legado de Maria Alice, produzindo decorações festivas na Praça da Sé, no Centro da cidade histórica, e levando apresentações de teatro infantis e músicos locais para Mariana.

FESTA DO DIVINO

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo foi a atração do evento no último fim de semana. “O encontro de congados, tradicional da região, combina muito com a arquitetura e toda a ambientação histórica de cartões-postais de Mariana”, explica Rud.

Já que o tema desse ano é educação, o artista plástico belo-horizontino Leo Piló, que produz obras feitas com materiais não convencionais e métodos de redução, reciclagem e reutilização, foi convidado para ministrar uma série de seis oficinas em escolas públicas municipais destinadas a jovens estudantes.

“Achamos que uma das partes mais importantes de educação das crianças – e à qual, nas redes públicas, não se tem tanto acesso – é a questão da conscientização sobre o meio ambiente e sobre técnicas de reciclagem”, afirma Rud. “O Leo é uma pessoa superexperiente e tem muita pureza para lidar com as crianças. Estamos vendo vários reflexos de todos os maus-tratos que fizemos ao meio ambiente, e é cada vez mais necessário trazer essas práticas para nossas rotinas e conscientizar as pessoas”.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Marcelino Xibil Ramos, ator, escritor e contador de histórias, também promoverá oficinas de contação de casos nas escolas de ensino público e trará um violeiro consigo para abordar as histórias e o folclore da região. A ideia é também realizar um concurso de redações entre os alunos, com o tema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Para quem não conseguir ir até Mariana antes do encerramento (a programação completa está em http://festivaldavida.com/), o festival, de acordo com Rud, também ocorrerá em Nova Lima e em Santa Bárbara, ambos ainda sem data confirmada, em formato reduzido, por ser a primeira vez nessas novas localidades.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Tetê Monteiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)