(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Turismo Cultural

Casa da Ópera recebe Festival de Popularização do Teatro em Ouro Preto

Teatro Municipal de Ouro Preto vai abrir as portas com sete apresentações gratuitas nos dias 27, 28 e 29 de maio; ingressos poderão ser retirados 1h30 antes


16/05/2022 18:04 - atualizado 19/05/2022 10:57


Imagem interna do Teatro Municipal de Ouro Preto
Serão disponibilizados 250 ingressos gratuitos que poderão ser retirados no anexo ao Teatro Municipal de Ouro Preto (foto: Divulgação/Anne Souza)
 
 
O cotidiano, o lugar de afeto e as relações familiares com toques de humor prometem divertir quem for à cidade histórica de Ouro Preto para ver o Festival de Popularização do Teatro em Ouro Preto, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio na Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto.
 
Após dois anos sem ser o palco do riso, o Teatro Municipal de Ouro Preto vai abrir as portas com sete apresentações gratuitas. Os ingressos poderão ser retirados 1h30 antes dos espetáculos no anexo do teatro, é o que garante o comediante e criador do evento, Leandro Borba.
 
O produtor cultural conta que nesta segunda edição, o Festival de Popularização do Teatro teve 381 propostas inscritas vindas de todo o país e a curadoria deu ênfase em escolher produções locais. Para isso, foram analisados deslocamento e montagem de cenário, “já que durante o mesmo dia haverá várias apresentações no mesmo palco” explica.
 
Ao todo foram selecionados seis espetáculos. Quatro são de Belo Horizonte, um de Ipatinga e um de São Paulo. “O Festival agraciou mais um espetáculo, somando assim sete peças no mesmo final de semana”.
 
Estreia
 
Para abrir o trabalhos, o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto conta com a nova dobradinha teatral dos atores Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, famosos por interpretarem a comédia “Acredite, Um Espírito Baixou em Mim”.
 
Criado durante a pandemia, o novo espetáculo “Maio, antes que você me esqueça” está marcado para as 19h e será a primeira vez que os atores apresentam fora da capital mineira com a possibilidade de casa cheia.
 
“Nós estreamos em Fortaleza na época da pandemia da COVID-19 quando era permitido 30% da capacidade do público, e agora teremos a experiência de 100% dos lugares ocupados”, afirma o ator Mauricio Canguçu.
 
O ator conta que o espetáculo é a história de uma relação familiar de um pai que está com Alzheimer e mora com a filha. Em um final de semana de descanso, ela troca com o irmão os cuidados com o pai, porém, a relação deles está estremecida durantes anos de distanciamento. Durante os dias de cuidados, o lugar de afeto e ressentimento levam o público a uma montanha de sentimos.
 
“O espetáculo sai da curva de comédia puramente, as pessoas riem do pai com Alzeimer que se confunde com as informações e com a memória, mas logo são levados à comedia dramática com propostas de reflexão”, conta.
 
Para garantir o humor e a reflexão sem entrar no senso comum da doença, o ator afirma que os jogos das emoções contaram com o olhar técnico do neurologista e diretor do espetáculo, Jair Raso e com a ajuda da mulher, Andrea Raso, que é psicóloga.
 
“Foi ele quem diagnosticou o Alzheimer da minha mãe e domina muito do assunto, e isso foi muito importante na montagem do espetáculo, tornando-o bonito, engraçado e técnico”.
 
Também com emoções familiares, a comédia “Como desencalhar depois dos 30” é um trabalho autoral baseado em experiências reais da atriz Chris Geburah, que conta sua vivência de mulher e mãe solo após um divórcio. Tendo que voltar para a casa da avó e assim, o lar ser dividido por quatro mulheres de gerações diferentes, a nova solteira, de 30 anos, resolve acabar com os dias de solidão entrando em aplicativo de paqueras.
 
“A história da minha vida serviu de inspiração para o enredo. Com as dificuldades de sair, resolvi entrar em um aplicativo de relacionamento, e foi ai que conheci cada história que gerou frutos para a construção da peça".
 
Chris Geburah conta que a partir daí montou um diário e depois adaptou para um texto teatral, e junto com o diretor Breno Gagliard, fizeram a compilação das principais histórias que renderam um espetáculo de 1h10min de muito humor.
 
A atriz conta que será a primeira vez que a peça vai a Ouro Preto e que a retomada aos palcos na fase mais amena da COVID-19 significa voltar a ter uma vida que possibilite dar ao espectador momentos de respiro e risadas.
 
“Será uma oportunidade de esquecer as tristezas, as depressões não só de quem atua, mas de quem assiste. É uma oportunidade de darmos um respiro para mente e sairmos da realidade que o mundo atravessa dando boas risadas. A comédia nos tempos difíceis ajuda a desligar das inflações, das guerras, da intolerância e simplesmente rir, ter um lugar que garante o riso”.
 
Imagem da atriz Chris Geburah em cena
Atriz Chris Geburah interpreta uma mulher de 30 anos que busca um novo amor em aplicativos de relacionamento (foto: Divulgação/Festival de Teatro de Ouro Preto )
 
 
Teatro preservado
 
O produtor cultural Leandro Borba acredita que a volta das produções de humor e infantil no teatro Municipal Casa da Ópera trará junto a esperança de novos tempos de união por meio da alegria de uma gargalhada. Além disso, Borba aposta que, com a movimentação do final de semana, as apresentações do festival ajudam a fortalecer o turismo cultural na cidade histórica.
 
O mais antigo teatro em funcionamento das Américas foi construído em 1769 e desde a inauguração, o público já buscava na linguagem teatral elementos do cotidiano da antiga Vila Rica barroca. Os ares de liberdade já eram marcantes quando por exemplo, o administrador da Casa da Ópera, introduziu duas atrizes, revolucionando a moral da época que não admitia mulheres no palco.
 
Sempre em busca de ampliar os espaços e públicos, Borba afirma que a proposta do século 21 é criar uma experiência de redescoberta do teatro para crianças e adultos, juntamente valorizando a Casa da Ópera como memorial nacional e espaço de entretenimento.
 
Para esquentar os tambores, Borba conta que nos três dias de festival o público também vai participar dos cortejos de musicais que vão sair da praça Tiradentes em direção ao teatro.
 
O festival tem patrocínio da J. Mendes por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento é uma realização da Enquanto isso em Ouro Preto Produções, com produção da Holofote Comunicação e Cultura, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto.
 
 
 
Veja os espetáculos
 
27 de maio (Sexta)
18h30 - Cortejo Barroco Jazz
19h00 - Maio, antes que você me esqueça (Ilvio Amaral e Maurício Canguçu)
20h30 - Pocket show Aninha Viola
21h00 - Como desencalhar despois dos 30
28 de maio (Sábado)
18h30 - Cortejo Tambor de Sambapreto
19h00 - Guara-pa-rir (Kayete e Guilherme Oliveira)
20h30 - Pocket show Geraldo Pessoa
21h00 - Comi uma galinha e tô pagando o pato (Carlos Nunes)
29 de maio (Domingo)
15h30 - Cortejo Zé Pereia Club dos Lacaios
16h00 - Os três porquinhos (Associação Cultural Casa Laboratório)
18h00 - Desculpa qualquer coisa
19h30 - Cortejo Zé Pereia Club dos Lacaios
20h00 - Irmã Selma (Octávio Mendes, ex-integrande da Praça é Nossa)
 
 
Imagem da peça infantil 'Os três porquinhos'
A peça "Os três porquinhos" será exibida no domingo (foto: Divulgação/Festival de Popularização do Teatro)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)