(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PUNK-ROCK

Vinil de 'God save the queen', do Sex Pistols, 'saúda' o jubileu da rainha

Canção proibida em 1977, que chama a monarquia de fascista e teve 25 mil cópias destruídas, será relançada em 27 de maio


03/05/2022 04:00 - atualizado 04/05/2022 01:02

Capa de Jamie Reid para o vinil 'God save the queen'
Capa de Jamie Reid para o vinil 'God save the queen' causou polêmica entre britânicos (foto: Peter Muhly/AFP/15/1/12)


“God save the queen”, single que lançou o grupo Sex Pistols e provocou enorme escândalo em 1977, será reeditado em vinil em 27 de maio, pouco antes das celebrações dos 70 anos de reinado de Elizabeth II, anunciou a banda nessa terça-feira (3/5).

“Um dos discos de vinil mais procurados da história volta às prateleiras”, comunicou a banda de punk-rock britânica em seu perfil no Twitter, anunciando a reedição de número limitado de cópias.

HINO

Lançada em 27 de maio de 1977, a música usa o hino nacional britânico em seu título e estreou no jubileu de prata de Elizabeth II.

A letra da canção não poupa a monarquia britânica, comparada a “um regime fascista”. Diz também que a rainha “não é um ser humano”.

Ao ser lançada, “God save the queen” foi proibida de tocar na rádio e na televisão públicas para evitar ofender a monarca e seus partidários.

Na época, a gravadora A&M destruiu 25 mil cópias do disco, que chegou ao segundo lugar nas paradas de mais vendidos do Reino Unido.

Encostados numa parede de tijolos aparentes, quatro integrantes da banda Sex Pistols olham para a câmera
Britânicos do Sex Pistols fizeram história no punk-rock mundial (foto: Christof/divulgação)


Agora, a reedição da A&M será limitada a 1.977 cópias, com a faixa “No feeling” no lado B. Também está prevista a reedição de um segundo vinil, do selo Virgin, no qual aparece a famosa ilustração de Jamie Reid do rosto de Elizabeth II. O lado B desse relançamento incluirá a canção “Did you no wrong”.

Os singles estarão à venda em 27 de maio. As comemorações do jubileu de platina de Elizabeth II estão marcadas para o período de 2 a 5 de junho.

SHEERAN FARÁ SHOW

A estrela pop britânica Ed Sheeran encerrará com grande show as festividades do jubileu, após o desfile de 5 de junho pelas ruas de Londres, considerado o clímax dos quatro dias de celebrações.

Depois do toque dos sinos da abadia de Westminster, a marcha percorrerá três quilômetros até o Palácio de Buckingham, onde Ed Sheeran vai cantar.

Descrito como “tesouro nacional” pelos organizadores do evento, o cantor afirmou estar “orgulhoso de ser parte das celebrações”.

Dez mil militares participarão do ato, que será transmitido para todo o mundo e poderá ser acompanhado por 1 bilhão de pessoas, segundo as estimativas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)