(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas STREAMING

''Grace and Frankie'' termina como começou: surpreendentemente bem

História improvável sobre duas ex-inimigas que se tornam companheiras inseparáveis chega ao fim na sétima temporada, que estreia nesta sexta (29/4) na Netflix


29/04/2022 04:00 - atualizado 28/04/2022 23:23

Escondidas atrás de um lustre, as atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin fazem expressão de surpresa em cena de 'Grace and Frankie'
Últimos episódios de ''Grace and Frankie'' estreiam hoje, com histórias que giram em torno da finitude da vida, mas sem perder o tom leve e engraçado que caracterizou a série (foto: NETFLIX/DIVULGAÇÃO)

O streaming mudou definitivamente a forma de se assistir a séries. Mas, além da maratona – já que foi a Netflix que inaugurou o modelo de entregar de uma vez todos os episódios de uma temporada –, as plataformas também produzem séries de uma maneira diferente da TV convencional. As bem-sucedidas, habitualmente, têm entre três ou quatro temporadas.

Há exceções no modelo Netflix – e “Grace and Frankie”, felizmente, é a maior delas. Nesta sexta (29/4), estreiam 12 novos episódios da comédia, estrelada por Jane Fonda e Lily Tomlin. São os últimos e integram a segunda parte da sétima temporada – que no ano passado, em decorrência da pandemia, lançou apenas quatro. 

O programa criado por Marta Kauffman – que é apenas uma das criadoras de “Friends” – é a série mais longeva da plataforma – foram 94 episódios, desde 2015. Além disso, conta com um elenco estelar. Jane Fonda, Lily Tomlin, Martin Sheen e Sam Waterston chegam ao final da série com mais de 80.

ELENCO

Mais: ao longo dos sete anos, a produção não passou por nenhuma mudança do elenco fixo – os dois pares de filhos dos casais principais têm suas próprias histórias e conseguem brilhar em meio aos veteranos do primeiro time. Dessa maneira, a dinâmica inicial se mantém.

Como se trata dos últimos episódios, a ideia de finitude é o que move a trama. Envelhecimento e morte estão no pano de fundo de todos os capítulos. Robert (Sheen) começa a perder a memória, o que causa dor e desconforto no marido Sol (Waterston). 

Já Frankie (Tomlin) é avisada por sua cartomante de que vai morrer em três meses. Para ela, isso não representa problema algum. A melhor amiga, Grace (Fonda), é quem começa a ter ataques de pânico toda vez que o assunto vem à tona.

Estamos falando de uma comédia, então tais fatos são apresentados de forma leve, longe do drama que poderiam representar. Os novos episódios começam justamente a partir dos quatro lançados em agosto de 2021. 

Grace (Fonda) realmente caiu na real e viu que grande erro foi se casar novamente. O bilionário Nick (Peter Gallagher), preso por falcatruas, consegue cumprir a pena em casa, para desespero dela.

EMPRESÁRIAS

Com um novo morador com tornozeleira eletrônica, Grace e Frankie têm que se dividir com a presença de Nick e a carreira como empresárias, pois ainda tentam de diferentes maneiras viabilizar a produção do vaso sanitário para idosos, o Rise Up. 

Já Robert e Sol sofrem um assalto, o que os deixa muito inseguros. Com o marido ainda sonhando com o estrelato, Sol tenta ajudá-lo como pode a decorar suas falas, já que a perda de memória está aumentando.

Há uma viagem para o México para compra de medicamento para idosos que se transforma quase em tráfico de drogas; uma tentativa de colaborar com o FBI; uma ida ao cassino. As aventuras vão se sucedendo com o quarteto principal. 

Os coadjuvantes têm suas próprias histórias. A melhor delas é com Brianna (June Diane Raphael), a filha malvada de Grace e Robert, que finalmente vai cair do pedestal – na carreira e no amor.

“Grace and Frankie” nasceu de um mote improvável. Duas mulheres que não se suportavam tornam-se melhores amigas depois que os respectivos maridos, advogados e sócios há décadas, se revelam apaixonados e as abandonam para se casar. Ainda que seja Jane Fonda a estrela da produção, a série sempre delegou as risadas à imprevisível personagem de Lily Tomlin.

A série conseguiu, ao longo de quase 100 episódios, arrancar gargalhadas tratando de família, amizade, amor, trabalho e, principalmente, de uma vida pulsante na maturidade. Os novos episódios não perdem a veia, mas trazem um final mais comedido na graça, com uma história que fica entre o realismo e a fantasia. 

A participação de Dolly Parton no derradeiro capítulo acaba sendo uma homenagem à história dela, de Fonda e Tomlin – as três estiveram juntas e se tornaram amigas em 1980, com o clássico “Como eliminar seu chefe”.

“GRACE AND FRANKIE”

• A segunda parte da temporada final, com 12 episódios, estreia nesta sexta (29/4), na Netflix


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)