(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MERCADO CENTRAL DE BH

Mercado Central de BH é tema de exposição artística

"Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH", da artista Rita de Souza, é destaque no Centro Cultural UFMG


20/04/2022 14:56 - atualizado 20/04/2022 15:42

Ilustrações do Mercado Central de BH por Rita de Souza
Mercado Central de BH é tema de exposição artística (foto: Reprodução / Centro Cultural UFMG)


A exposição “Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH”, da artista plástica Rita de Souza, é atrativo no Centro Cultural UFMG. A visita é virtual e está disponível no canal do YouTube do Centro Cultural UFMG a partir de hoje (20/4). 

A mostra é um convite a cada visitante para uma viagem ao mercado por meio do encontro com os objetos representados. A exposição reúne 21 desenhos em grafite sobre papel. Veja a seguir. 


Valorização da cultura local 

O trabalho de Rita foi realizado a partir de pequenas expedições ao Mercado Central de Belo Horizonte durante suas vindas ao Brasil entre 2015 e 2018, período em que a artista fixou residência no Canadá. Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha atualmente.

A escolha da artista pelo Mercado Central de BH parte da sua busca por um olhar da cultura local de Belo Horizonte. “Considero o Mercado como esse lugar que agrega as diversas manifestações culturais que estão à nossa volta”, explica.

Memória guardada nos objetos 

Os desenhos, ricos em texturas e contrastes de luz e sombra, são naturezas-mortas com foco nas mercadorias, como sacolas e peneiras de palha, cabaça, xequerê, fumos de rolo, tachos, ervas secas, pacotes de Vence Demanda e Abre Caminho, colheres de pau, manivela de pipa, estojo de couro para peixeiras, entre outros. 

Rita de Souza afirma que há nelas o potencial para contar histórias e suscitar memórias pessoais. “Nesses objetos, enxergo uma relação com o nosso meio e que apesar da globalização, são objetos que eu talvez não encontraria tão facilmente em outros países. Por isso, penso neles como objetos que dizem um pouco da nossa história e dos nossos costumes”, afirma. 

“Espero que as pessoas possam ter esse olhar para objetos tão simples e tão significativos ao mesmo tempo. Um olhar que valoriza o que temos de mais belo na nossa cultura. Penso também que cada pessoa diante desses desenhos possa reviver histórias e memórias conforme suas próprias vivências”, conta. 

Quem é Rita de Souza

Rita de Souza
Rita de Souza é Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (foto: Acervo pessoal / Rita de Souza)

Rita de Souza nasceu em Belo Horizonte onde vive e trabalha atualmente. É Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com formação em 1998 e 2000 respectivamente. 

Em 2018, concluiu o curso de bacharelado em História da Arte pela Faculté des Arts et des Sciences da Université de Montréal no Canadá. Atualmente, explora a produção artística como forma poética de registro e memória.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)