(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Cineasta lituano morre na guerra da Ucrânia

Mantas Kvedaravicius, de 45 anos, foi atingido por forças russas na mesma cidade onde filmou o documentário 'Mariupolis', que estreou no Festival de Berlim


04/04/2022 04:00 - atualizado 03/04/2022 22:32

cineasta Mantas Kvedaravicius olha para o lado. ao fundo veem-se letreiros coloridos de lojas
O cineasta Mantas Kvedaravicius filmava as atrocidades da guerra, revelaram colegas dele (foto: Reprodução)

O cineasta lituano Mantas Kvedaravicius, de 45 anos, morreu quando tentava sair de Mariupol, cidade portuária do Sudeste da Ucrânia cercada pelas forças russas, anunciou o Exército ucraniano no domingo (3/4).
 
“Os ocupantes russos mataram o cineasta lituano Mantas Kvedaravicius, autor do documentário 'Mariupolis', quando ele tentava sair de Mariupol”, afirmou o Ministério da Defesa da Ucrânia, por meio do Twitter.
 
A morte do documentarista foi confirmada também pelo cineasta russo Vitali Manski, fundador do renomado festival moscovita Artdocfest, para o qual Mantas Kvedaravicius havia sido convidado.

Homem ergue o braço com a mão fechada, em sinal de protesto, no filme Mariupolis. Ao fundo há mulher de costas e balões brancos e vermelhos sobre a mesa
Cena do documentário 'Mariupolis' (foto: Reprodução/youtube)

 
“Ele foi morto hoje em Mariupol, com a câmera na mão, nesta guerra de m* do mal contra todo o mundo”, escreveu Vitali Manski no Facebook.
 
O ministério lituano das Relações Exteriores se declarou em choque com a tragédia.“Eles o mataram em Mariupol, onde documentava as atrocidades da guerra da Rússia. Seu filme anterior, 'Mariupolis' (2016), relatava a história de uma cidade cercada com uma grande vontade de viver”, afirmou nota da diplomacia lituana.
 
Mantas Kvedaravicius, nascido em 1976, ganhou fama com esse filme, rodado na cidade ucraniana e exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Berlim em 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)