(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Capas de Elifas Andreato são obras-primas das artes gráficas no Brasil

Ilustrações icônicas deram identidade a LPs de Paulinho da Viola, Chico Buaque e Clara Nunes, além de livros de Roberto Drummond e Murilo Rubião


30/03/2022 04:00 - atualizado 30/03/2022 01:45

O artista gráfico Elifas Andreato olha para a câmera, segurando caricatura de Adoniran Barbosa com nariz vermelho de palhaço
Elifas Andreato ficou famoso pelas capas de disco que criou, mas também chamou a atenção com trabalhos para o teatro e para a imprensa (foto: Daniel Alves/CB/D.A Press/12/4/07)
O ilustrador Elifas Andreato, de 76 anos, morreu na madrugada de terça-feira (29/3), em São Paulo, vítima de complicações decorrentes de um infarto.

Um dos nomes mais importantes das artes gráficas do Brasil, ele criou capas antológicas da MPB. A marca registrada de LPs de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Chico Buarque, Clara Nunes, Elis Regina, Adorniran Barbosa, Clementina de Jesus, Vinicius de Moraes e Toquinho não era apenas a música, mas também as imagens icônicas que os apresentavam ao público.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Andreato assinou também várias capas de livros, como “O pirotécnico Zacarias”, de Murilo Rubião, “A morte de DJ em Paris”, de Roberto Drummond, e “A legião estrangeira”, de Clarice Lispector, lançados pela Editora Ática.
Ilustração de Elifas Andreato mostra homem torturado, desmaiado, preso com cadeados a cadeira, com corrente nas mãos e cordas nos pés
O horror da tortura e da ditadura, no traço de Elifas Andreato (foto: Elifas Andreato/reprodução)

DITADURA 

A obra de Elifas Andreato foi marco de resistência durante a ditadura militar, por meio de cartazes de peças de teatro, ilustrações e cerca de 400 capas de LPs e CDs.

Paranaense de Rolândia, ele se mudou para São Paulo nos anos 1960. Autodidata, fez charges e ilustrações para publicações sindicais, trabalhou em diversas revistas da Editora Abril e desenvolveu sua própria linguagem, valorizando a cultura popular brasileira. Era irmão do ator e diretor de teatro Elias Andreato.
 
Ilustração do livro O pirotécnico Zacarias mostra pés calçados com sapato bicolor, na grama, tendo ao fundo a silhueta de um homem se dirigindo a um carro vermelho
Ilustração de Elifas Andreato remete ao universo fantástico do autor Murilo Rubião (foto: Elifas Andreato/reprodução)
O jornalista João Rocha Rodrigues, genro de Elifas, destaca a profunda relação entre a vida pessoal do sogro e sua trajetória profissional. “Isso fica muito evidente no afeto que está presente na obra dele. É o afeto que ele tinha pela vida, pelos amigos, pela família”, comenta.

“Os últimos 50 anos de história da cultura do Brasil foram ilustrados pela obra do Elifas em capas de disco, cartazes de teatro, capas de livro, shows que ele dirigiu, projetos que concebeu, programas de TV com os quais se envolveu. Essa obra conta a história da cultura do país”, afirma Rodrigues.

Ilustração de Chico Buarque na capa do disco Vida
Chico Buarque na capa de "Vida", disco lançado em 1980 (foto: Elifas Andreato/reprodução)


Elifas não foi ligado apenas à MPB dos anos 1970/1980. O genro ressalta que ele transitou também junto às novas gerações. Criou, por exemplo, a capa de “Espiral de ilusão”, CD do rapper Criolo lançado em 2017.

“Aquele que melhor ilustrou a alma brasileira foi agora para junto das estrelas e de lá seguirá nos inspirando. Porque a vida tem que ser bonita, sim, e é pra isso que a arte existe! Obrigado mestre, que a terra lhe seja leve!”, despediu-se Emicida, por meio das redes sociais.
Ilustração de Elifas Andreato mostra Paulinho da Viola chorando, com flores nas mãos. Ao alto está a lua e o fundo azul
Capa do LP Nervos de aço, de Paulinho da Viola, está entre as obras mais famosas de Elifas Adreato (foto: Elifas Andreato/reprodução)

POLÍTICA E FUTEBOL

Elis Regina sorri e tem nas mãos uma pedra brilhante na ilustração da capa do disco Luz das estrelas
LP ''Luz das estrelas'', de Elis (foto: Elifas Andreato/reprodução)
 “Elifas transitou dentro da sua geração, mas também por muitos campos artísticos e sociais”, reforça João Rocha Rodrigues. “Tem o Elifas engajado na militância política, o Elifas engajado no futebol.” Torcedor do Corinthians, o artista gráfico recebeu homenagens jornalista Juca Kfouri e de Adilson Monteiro Alves, um dos fundadores da Democracia Corinthiana.

João Rocha Rodrigues lançou recentemente o livro “Vai, DJ! – O intrigante caso dos discos perdidos”. A protagonista não tem recursos para comprar vinis, mas descobre antigos LPs em casa. Graças a eles, depara-se com a história do país por meio dos traços de Elifas Andreato.
 
Caricatura de Clementina de Jesus mostra a cantora de lado, com a lua e estrelas no lenço do cabelo e flores em primeiro plano
Clementina de Jesus: símbolo maior da cultura afro-brasileira (foto: Elifas Andreato/reprodução)
 

O artista gráfico tinha dois filhos, Laura e Bento, e quatro netos. “Ele vai, mas deixa a sua presença muito clara em seus ideais e em suas batalhas. Ele vai, mas deixa muita coisa para todos nós, não só a família, mas todo o Brasil”, afirma Rodrigues.

“Tudo o que ele tocava com as suas mãos virava coisa colorida, até a dor que ele sentia era motivo de tinta que sorria”, postou Elias Andreato, irmão de Elifas, nas redes sociais.

“Sua travessura era zombar da pobreza e de toda a tristeza que ele via. Se o quarto era apertado, ele criava castelos longínquos. Se a fome era tamanha, ele pintava frutos madurinhos”, lembrou o ator..

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)