(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Will Smith e Chris Rock não 'estrelaram' a única noite polêmica do Oscar

Em 2017, estatueta foi anunciada para o filme errado. Em 1973, Marlon Brando recusou o prêmio. Em 2003, Adrien Brody, sem pedir, beijou Halle Berry na boca


29/03/2022 04:00 - atualizado 28/03/2022 23:21

Em 2017, o produtor de ''La la land'', Jordan Horowitz, segura o Oscar, ao lado de toda a equipe, antes de ser anunciado que ''Moonlight'' era o real dono da estátua de melhor filme
Em 2017, o produtor de ''La la land'', Jordan Horowitz, segura o Oscar, antes de ser anunciado que ''Moonlight'' era o real vencedor da noite (foto: Mark Ralston/AFP/4/3/18)

O tapa que o comediante Chris Rock levou de Will Smith, no último domingo (27/3), já entrou para a história de Hollywood. Mas não é a primeira vez que estrelas surpreendem na festa do Oscar.

 

O momento mais impactante da história recente do Oscar ocorreu, sem dúvida, em 2017, quando a principal estatueta da noite, a de melhor filme, foi por alguns minutos para o musical “La la land”, apesar de o verdadeiro vencedor ser o drama “Moonlight”, dirigido por Barry Jenkins.

A confusão se deu porque a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers entregou aos apresentadores da festa, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, o envelope errado.

Ao receberem uma cópia do envelope da categoria anterior, de melhor atriz, que Emma Stone havia vencido por “La la land”, a dupla de veteranos ficou confusa e Dunaway acabou anunciando o musical.
 
A equipe de "La la land" subiu ao palco. Os produtores Jordan Horowitz, Marc Platt e Fred Berger chegaram a discursar, agradecendo o prêmio. Um grupo de pessoas conversava no fundo do palco. E Horowitz voltou ao microfone: "Sinto muito. Há um erro. 'Moonlight', vocês ganharam como melhor filme. Isso não é uma brincadeira", afirmou. 

“Foi um fiasco doloroso”, escreveu depois o crítico Jeff Jenson, da Entertainment Weekly, sobre o erro mais grave da história do Oscar. “Sentia vergonha por Dunaway e Beatty, que claramente sabiam que havia algo de errado, mas não sabiam como agir”, acrescentou.
 
Atriz apache Sacheen Littlefeather segura papel e discursa, durante festa do Oscar em 1973
Sacheen Littlefeather substituiu Marlon Brando e discursa na festa de 1973. Ator recusou estatueta em protesto contra a forma de o cinema retratar indígenas (foto: Reprodução/internet)

RECUSA POLÍTICA

Em março de 1973, o lendário Marlon Brando ganhou o prêmio de melhor ator por seu trabalho em “O poderoso chefão”. Disputou com colegas brilhantes: Michael Caine, Peter O'Toole, Laurence Olivier e Paul Winfield.

Brando, porém, decidiu não participar da cerimônia e mandou em seu lugar a atriz e ativista indígena Sacheen Littlefeather, que subiu ao palco após a vitória do ator ser anunciada.

Quando o ator Roger Moore tentou entregar a ela a estatueta dourada, a jovem a recusou. Moore e a outra apresentadora, Liv Ullmann, deram um passo atrás quando Littlefeather começou a discursar.

Diante do público atônito, a atriz apache afirmou que Brando “lamentavelmente não poderia aceitar este generoso prêmio” em protesto contra o tratamento que a indústria cinematográfica destinava a indígenas americanos.

EMPATE

Na história do Oscar houve vários empates, mas o de maior destaque ocorreu em 1969, quando Barbra Streisand e Katharine Hepburn ganharam o prêmio de melhor atriz. “O vencedor é… É um empate!”, exclamou Ingrid Bergman, que apresentava a categoria.

Streisand conquistava seu primeiro Oscar, pelo papel como Fanny Brice em “Funny Girl: A garota genial”, enquanto Hepburn venceu por “O leão no inverno”. Com quatro estatuetas, a veterana bateu o recorde entre os colegas. Apenas Streisand compareceu à cerimônia.
 
Adrien Brody beija Halle Berry na cerimônia do Oscar em 2003
Adrien Brody beija Halle Berry, em 2003 (foto: Kevork Sjansezian/AP/23/3/03)

BEIJO ROUBADO

Atores e cineastas costumam ficar muito emocionados quando conseguem entrar no seleto clube de ganhadores do Oscar, mas Adrien Brody levou essa paixão longe demais em 2003.

Ao subir ao palco para receber seu prêmio de melhor ator pelo filme “O pianista” das mãos da vencedora do ano anterior, Halle Berry, Brody surpreendeu o público – e a própria Berry – com um breve e apaixonado beijo na boca.

“Não foi planejado. Não sabia de nada”, contou a atriz em uma entrevista de 2017, explicando que foi pega desprevenida.

Brody, por sua vez, afirmou que “o tempo desacelerou” naquele momento e que sua ação quase custou a oportunidade de fazer o discurso. 

“Quando acabei de beijá-la, já estavam mostrando a mensagem que dizia saia do palco, seu tempo acabou”, revelou. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)