(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas STREAMING

Netflix tem série sobre garoto negligenciado pelos pais que se reinventa

Anime "Kotaro vai morar sozinho" é um drama tocante sobre aceitação, mas também tem boas pitadas de humor


18/03/2022 04:00 - atualizado 18/03/2022 06:22

De gorro, casaco e botas vermelhas, com calça azul, Kotaro carrega mala amarela e faz cara de tristeza
O menino Kotaro é inspirado no mangá "Kotarou wa hitorigurashi", de Mami Tsumura (foto: Netflix/Divulgação)

Qualquer desavisado que estiver zapeando pelo catálogo da Netflix e escolher assistir à animação japonesa "Kotaro vai morar sozinho" pode, a princípio, pensar tratar-se de um garoto de 4 anos tendo de enfrentar os desafios de cuidar de si mesmo. A premissa pode parecer aprioristicamente absurda, mas, à medida que os episódios avançam, percebe-se que a série vai muito além disso.

Dividido em pequenas histórias ao longo dos 10 episódios, o anime vai em contraposição ao que nos acostumamos a assistir por aqui da cultura pop japonesa. A produção da Netflix, disponível também em life motion, é uma adaptação do mangá em oito volumes "Kotarou wa hitorigurashi", de Mami Tsumura, e corresponde a um gênero do universo do entretenimento japonês com que não costumamos nos deparar no Brasil, o realismo dos pequenos fatos da vida cotidiana.

Negligenciado pelos pais por motivos revelados ao longo da trama, Kotaro é uma criança incomum. Obrigado a amadurecer precocemente, ele adota uma fala e um gestual pomposos,  aprendidos com seu desenho de TV favorito, “Tanosaman”, que está às vésperas de ser cancelado.

 

CARISMA 

A formalidade exagerada de Kotaro no trato com as pessoas, entretanto, não passa da página dois. Com leveza e carisma, ele é capaz de tocar tanto os personagens da série quanto o espectador.

Como uma espécie de Amélie Poulain, Kotaro cria ao seu redor uma corrente do bem, fazendo de tudo para ajudar todos que cruzam seu caminho, sem deixar que eles o ajudem de volta. O drama de Kotaro, porém, é mais profundo que o da heroína do filme cult francês. 

O garoto é submetido a uma rotina de abuso físico, rejeição e abandono parental, em cenas que podem ser especialmente difíceis para uma parcela do público. No entanto, assim como os personagens são afetados pelo protagonista, ele também acaba se deixando tocar pelos gestos de carinho e cuidado e desabrochando, como as flores das cerejeiras, tão presentes nos cenários do anime.

Nem tudo são lágrimas na série. Acompanhado de sua espadinha, que emula a usada pelo seu ídolo da TV, Kotaro garante boas risadas e entretenimento ao lado de seus vizinhos, um mangaká relapso, uma garota de programa, e um mafioso da Yakuza. Todos eles veem suas vidas transformadas após a chegada do pequeno.

* Estagiário sob a supervisão da editora Silvana Arantes










receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)