(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES CÊNICAS

Depois de estrear virtualmente durante a pandemia, 'Pai' chega ao teatro

Monólogo do ator Glicério do Rosário sobre a responsabilidade pessoal e a do Estado terá única sessão neste sábado (12/3), no teatro do Minas Tênis Clube


12/03/2022 04:00 - atualizado 12/03/2022 07:49

O ator Glicério do Rosário, sentado, manipula agulhas de tricô em cena da peça 'Pai'
O ator Glicério do Rosário coloca em pauta no espetáculo a expressão do afeto masculino (foto: Divulgação)

“Quem cuida ama” é o que diz o ator Glicério do Rosário na peça “Pai”, que terá única sessão presencial neste sábado (12/3), no teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas Tênis Clube. A inversão do dito popular é, segundo Glicério, importante reflexão para se entender o papel do pai (e, por extensão, do homem) na sociedade.

Escrito e dirigido pelo ator, o monólogo tem direção de Geraldo Octaviano. “‘Pai’ é uma necessidade pessoal de falar de temas que são muito urgentes para mim: a questão da paternidade e essa sensação de abandono, ou não, por esse possível pai simbólico que é o Estado”, afirma o ator.

A peça parte da experiência pessoal de Glicério com seus dois filhos (e também como filho de seu pai) para discutir o papel do homem como cuidador e problematizar a visão machista e patriarcal que acaba impedindo a aceitação do afeto masculino. 

A função do Estado e o modo paradoxal como este se coloca, ora liberal, ora totalitário, também são colocados em questão: “Como vou cuidar de alguém se não estou me sentindo cuidado?”, indaga o ator.

VÍDEO 

De acordo com o diretor Geraldo Octaviano, o espetáculo, que começou a ser criado em 2019, teve de ser adaptado para o ambiente virtual, o que faz com que a versão que irá estrear hoje traga algo da linguagem audiovisual. “A peça nasce no palco, vai para o vídeo e agora volta para o palco”, conta o diretor.

Glicério do Rosário é ator, dramaturgo e diretor de teatro; ex-integrante dos grupos teatrais Sonho e Drama, Cia Reviu a Volta e Grupo Trama de Teatro, tendo ajudado a fundar os dois últimos. Desde 2008, ele vem participando também de produções audiovisuais, as novelas “Cordel encantado”, "Joia rara” e “Órfãos da terra”, todas da Globo.
 

“PAI”

 Monólogo do ator Glicério do Rosário. Direção: Geraldo Octaviano. Sessão única neste sábado (12/3), às 20h, no teatro do Centro Cultural Unimed Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Classificação: 14 anos. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do teatro e no site Eventim. Mais informações: (31) 3516-1360.
 
* Estagiário sob a supervisão  da editora Silvana Arantes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)