(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Cine Santa Tereza exibe mostra gratuita com clássicos nacionais

"À deriva: Errâncias e travessias no cinema brasileiro" reúne 10 produções, entre elas "O pagador de promessas" e "Deus e o diabo na terra do sol"


08/01/2022 04:00 - atualizado 08/01/2022 06:52

 Leonardo Villar carrega cruz e conversa com Glória Menezes, na frente de uma igreja, no filme O pagador de promessas
Clássico de 1962 dirigido por Anselmo Duarte, "O pagador de promessas ", com Leonardo Villar e Glória Menezes, está na programação (foto: O Cruzeiro/Divulgacão)

Até 30 de janeiro, o Cine Santa Tereza exibe a mostra “À deriva: Errâncias e travessias no cinema brasileiro”. Com sessões gratuitas de quarta a domingo, sempre às 19h, a programação abrange 10 produções cujos protagonistas se deslocam por diferentes regiões do país – o deslocamento é retrato tanto na temática quanto na estética.
 
Entre os filmes estão clássicos da produção nacional como “O pagador de promessas” (1962), de Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), de Glauber Rocha, marco do Cinema Novo, e “Iracema – Uma transa amazônica” (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, ficção que denuncia a situação da Amazônia durante o período militar.

Da chamada retomada do cinema nacional, destaca-se um conjunto de obras de autores nordestinos. Dois filmes do cearense Karim Aïnouz serão apresentados neste fim de semana: “O céu de Suely” (2006) e “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), este em codireção com o pernambucano Marcelo Gomes. É de Gomes outra das atrações, “Cinema, aspirinas e urubus” (2005). “Árido movie” (2005), de Lírio Ferreira, cineasta também de Pernambuco, é outro filme que será exibido.

PROGRAMAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

O Cine Santa Tereza traz ainda neste mês uma programação diurna para crianças. Serão quatro longas, um por semana, com sessões às 16h30. Até amanhã, será exibida a animação “O grilo feliz” (2001), de Walbercy Ribas, que acompanha os habitantes da floresta amazônica. As outras animações são “Turma da Mônica em uma aventura no tempo” (2007, de 12 a 16/1); “O grilo feliz e os insetos gigantes” (2009, de 19 a 23/1); e “O garoto cósmico” (2007, 26 a 30/1).

À DERIVA: ERRÂNCIAS E TRAVESSIAS NO CINEMA BRASILEIRO

Mostra no Cine Santa Tereza, Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza. De quarta a domingo, às 19h, até 30 de janeiro. Os filmes infantis serão exibidos às 16h30. Entrada franca. Ingressos devem ser retirados na bilheteria ou no diskingressos.com.br.  Programação completa em www.pbh.gov.br/cinesantatereza

O QUE ASSISTIR 

O céu de Suely 
(Karim Aïnouz, 2006)
Segundo longa do diretor, acompanha uma jovem que volta à sua cidade natal, no interior do Ceará, com o filho. O pai da criança, que ficou em São Paulo, desaparece. Para deixar o lugar novamente, a protagonista decide rifar o próprio corpo. O elenco conta com Hermila Guedes e João Miguel, então jovens atores revelados em “Cinema, aspirinas e urubus” (2005), e Marcélia Cartaxo.

Viajo porque preciso, volto porque te amo 
(Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, 2009)
Um geólogo é enviado para o sertão nordestino para avaliar o novo percurso de um canal, que vai impactar o único rio da região. O road movie é narrado por Irandhir Santos, personagem que nunca é visto. Aos poucos, o homem, marcado por um amor distante, reconstrói a trajetória de sua relação doída.  

OFICINA

Vai até sexta (14/1) o período de inscrições para a oficina “Iniciação à curadoria e à programação no cinema”, que será realizada entre 19 e 21 deste mês, no MIS Santa Tereza. As aulas, a cargo do curador Victor Guimarães, integram o Festival Experimental de Artes Fílmicas (Fenda), que será realizado em maio. O público-alvo são estudantes ou egressos de escolas públicas da Grande BH, com idade mínima de 16 anos. Três jovens serão selecionados para participar de uma curadoria do Festival Fenda e receberão bolsa de R$ 600. 

Informações e inscrições neste site.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)