(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPÇÃO DE LAZER

Teófilo Otoni recebe festival de teatro com atrações gratuitas

Espetáculos, oficinas, rodas de conversas e ações formativas farão parte da programação, que será realizada desta quinta (4/11) a domingo (7/11)


03/11/2021 13:34 - atualizado 03/11/2021 13:46

Cena do espetáculo 'E ainda assim, se levantar'
Cena do espetáculo "E ainda assim, se levantar", da Cia. Luna Lunera, que será apresentado nesta sexta-feira (foto: Instituto Cultural In-Cena/Divulgação)
 
A cidade de Teófilo Otoni, na região do Vale do Jequitinhonha, sedia desta quinta-feira (4/11) até domingo (7/11) o Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni (Festto), realizado pelo o Instituto Cultural In-Cena. Nesta edição especial de comemoração dos 10 anos do festival, o Festto receberá grupos convidados de três estados - Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais - para compor a programação.
 
A rota Bahia-Minas, antigo trajeto de trem de ferro, será refeita de Teófilo Otoni a Ponta de Areia - BA, pelos artistas do In-Cena e pelos grupos convidados dos três estados brasileiros. Espetáculos, oficinas, rodas de conversas e ações formativas farão parte da programação, que será totalmente gratuita.
 
Essa edição comemorativa iniciou-se em junho e prossegue durante este mês de novembro, finalizando o festival no estado da Bahia. As apresentações acontecerão de forma presencial, em praças públicas e on-line, através do YouTube. 
 
O diretor Andre Luiz Dias destaca que a programação foi pensada em abordar temas atuais e ao mesmo tempo possibilitar diversão, além do intercâmbio entre os grupos teatrais e amigos.
 
“O Festto chega há uma década de existência e em pauta terá nossa ancestralidade e a força que emana daquilo que somos e fazemos. Nossas origens e toda possibilidade de conexões ao longo de uma década desse festival pelas terras do Mucuri. Começaremos em Minas Gerais e finalizaremos em terras baianas”, comenta.
 
O festival também abre as comemorações dos 15 anos do Grupo In-Cena de Teatro que atua em diversas cidades do Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
 
Entre os dias 8 e 17 de novembro, o festival parte para a Bahia com apresentações em três cidades: Caravelas, Itarantim e a capital do estado, Salvador, onde acontecerá o encerramento. Será uma caravana de 31 artistas, com uma programação extensa e plural do cenário nacional.
 
Espetáculos
 
Entre as apresentações de teatro estão a Cia. Luna Lunera, com o espetáculo “E ainda assim, se levantar”, que será apresentado, com tradução em Libras, nesta sexta (5), às 17h, no canal do YouTube.
 
Sinopse: O espetáculo promove um encontro mediado por três pessoas: um homem jovem, uma mulher e um homem maduro. O Homem Jovem parece sempre estar no caminho certo, rumo ao sucesso e à realização. Mas, na própria corrida sem tréguas, sente que se perdeu no fundo de tanto otimismo e certeza. Todos os dias, ele tem vontade de chorar. Tenta entrar em contato com o menino que pede colo dentro dele. Tenta quebrar a máscara de ferro moldada para esse homem.
 
O festival contará também com grupo Carroça Teatral, com o espetáculo "A rua, a Lama e a Santa", que será apresentado neste sábado (6), às 10h, na Feirinha Coberta do Bela Vista.
 
Sinopse: Envolvidos pelo jeitinho mineiro de ser, o casal Mariana e Zé Brumado, imbuídos de amor e paixão, enfrentam o coronel Bento Rodrigues, pai de Mariana, assumindo o namoro em meio a cirandas, batuques, congado e a musicalidade peculiar de Minas Gerais, que acaba por fazer Bento Rodrigues abençoar aquela união.
 
Cena do espetáculo 'A rua, a Lama e a Santa'
Cena do espetáculo "A rua, a Lama e a Santa" , do grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas/MG. (foto: Instituto Cultural In-Cena/Divulgação)
 
Também neste sábado (6), às 20h, na Praça Tiradentes, será apresentado o espetáculo "Eu, Romeu", da Adorável Cia.
 
Sinopse: A tragédia mais amada de William Shakespeare se mistura à recorrente tragédia dos subúrbios do Rio de Janeiro, onde o CEP de um indivíduo determina os acontecimentos de sua vida, até onde este pode ir e o tamanho de suas conquistas.
 

O Festto tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura de Teófilo Otoni, Circuito Turístico das Pedras Preciosas e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além do grupo Arte e Manha, da cidade de Caravelas, Prefeitura de Itarantim, Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
 
Programação em Teófilo Otoni:
 
4/11 - Quinta-feira
 
15h - Lançamento do Livro “Fluindo das águas e da terra: do ventre do tempo às mulheres do plantio”.
Araci Cachoeira e Lívia Ferreira
Transmissão pelo YouTube
 
15h40 - Ação Festto no AGRIVALES com Sebrae
Música e poesia com Boi da Manta de Sete Lagoas/MG
Local: Hall nobre do ExpoMinas
 
19h - Abertura
Roda de Conversa- “Festivais de teatro como espaços de formação e teatro”, com Paula Valentine.
Ceníssimas - Festival de cenas curtíssimas
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
5/11 - Sexta-feira
 
8h às 12h - Oficina com Carroça Teatral
Teatro Musical
Local: Casarão da Cultura
 
8h às 12h - Oficina com Adorável Cia. de Teatro
Construção Corporal para bailarinos e atores
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
15h - Roda de Conversa com o Carroça Teatral
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
17h - Exibição On-line
“É ainda sim, se levantar”- Espetáculo do Grupo Luna Lunera de BH
 
18h30 - Roda de Conversa com Grupo Luna Lunera
As duas atrações serão transmitidas pelo YouTube
 
20h - Espetáculo
“Partidas” - Teatro da Pedra, de São João del-Rei/MG
Local: Praça Germânica
 
6/11 - Sábado
 
8h às 12h - Oficina com a Cia. Rebote
Atividades Circenses
Local: Praça Tiradentes
 
10h - Espetáculo
“A Rua, a Lama e a Santa” - Carroça Teatral, de Sete Lagoas/MG
Local: Feirinha do Bela Vista
 
17h - Roda de Conversa com a Cia. Rebote
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
20h - Espetáculo
“Eu, Romeu” - Adorável Cia., de Guapimirim/RJ
Local: Praça Tiradentes
 
 
Cena do espetáculo 'Eu, Romeu'
Cena do espetáculo "Eu, Romeu", da Adorável Cia, de Guapimirim/RJ. (foto: Instituto Cultural In-Cena//Divulgação)
 
7/11 - Domingo
 
10h - Roda de Conversa
Perspectivas da Arte em um Futuro incerto, o olhar estrangeiro de Sidnei Cruz para o fazer artístico.
Mediação de Patrícia Muniz, com: Teatro da Pedra/São João del-Rei, Carroça Teatral/Sete Lagoas, Adorável Cia./RJ, Cia. Rebote/Brasília, Grupo In-Cena/Teófilo Otoni, Coletivo Cenagô/Teófilo Otoni, Coletivo Fio Cena de Teatro/Teófilo Otoni e Grupo Diadema de Pedra/Itarantim.
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
15h - Roda de Conversa com Adorável Cia.
Local: Instituto Cultural In-Cena
 
20h - Espetáculo
“Colúmpio” - Cia. Rebote, de Brasília/DF
Local: Praça João XXIII


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)