UAI
Publicidade

Estado de Minas NO OFF

Surfistas negras são estrelas da série 'Janaínas: Deusas do mar'

Érica Prado, Tilamarri Santos, Yanca Costa, Suelen Naraisa e Nuala Costa relembram sua trajetória no surfe e reivindicam visibilidade para atletas como elas


20/09/2021 04:00 - atualizado 20/09/2021 07:22

None
(foto: Canal OFF/divulgação)

Érica Prado, Tilamarri Santos, Yanca Costa, Suelen Naraisa e Nuala Costa são protagonistas da série “ Janaínas: Deusas do mar ”, que estreia nesta segunda-feira (20/09), às 21h30, no canal Off . Cinco episódios vão mostrar a trajetória das cinco surfistas negras , como atuam nas respectivas comunidades e o reconhecimento obtido por elas dentro e fora d'água.

>>>

A ex-atleta profissional e jornalista Érica Prado nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou ainda pequena para Itacaré (BA), onde se arriscava sobre a prancha com o incentivo do irmão. De 2003 a 2006, foi bicampeã municipal de surfe em Itacaré e bicampeã em Ilhéus. Em 2006, venceu o campeonato baiano e, em 2019, criou o Movimento Surfistas Negras para dar visibilidade a atletas como ela. “Além de apresentar surfistas de diferentes gerações e regiões do país, a série ajuda a dar voz a atletas que durante muitos anos foram invisibilizadas. O programa terá papel importante na formação de novas gerações de surfistas negras”, declarou Érica, produtora do seriado.

>>>

Natural de Ubatuba (SP), Suelen Naraisa venceu uma batalha logo que começou a surfar. Aos 10 anos, foi diagnosticada com câncer e teve de ficar fora do mar enquanto se tratava. Aos 26, já era bicampeã brasileira, ocupando o segundo lugar entre as conterrâneas no ranking mundial. Hoje, aos 37, comanda uma escola para surfistas. “Depois de muitos anos como competidora, o surfe, hoje, faz parte do meu trabalho, sou professora. Meu objetivo é colocar o maior número de pessoas em pé na prancha para que elas sintam a sensação maravilhosa de surfar”, explica Suelen.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade