(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Persiano, roqueiro da banda Vitrolas, lança disco instrumental para bebês

Álbum segue o modelo de 'Beatles for babies', com oito antigas canções em novo formato e a faixa inédita 'Narinha'


02/09/2021 04:00 - atualizado 05/09/2021 00:00

O compositor Persiano afirma que a sutileza das melodias dá o tom ao seu novo disco
O compositor Persiano afirma que a sutileza das melodias dá o tom ao seu novo disco (foto: Tarcísio de Paula/divulgação)

Atuante na cena do rock mineiro, Persiano agora canta para as crianças . Ou melhor, para a filha recém-nascida, inspiração do álbum independente “Persiano para bebês”, que chega nesta sexta-feira (3/09) às plataformas digitais.

Gravado de janeiro a abril, o disco traz nove faixas, releituras do repertório do artista ao longo de 20 anos, tanto em sua carreira solo e na banda Vitrolas quanto no projeto Mordomo, parceria dele com Bernardo Dias. A inédita “ Narinha ” é dedicada à neném.

Embora sejam canções antigas, todas foram “refeitas” para o projeto, diz o compositor. “Sempre gostei do formato 'música para bebês'. Gravei usando controlador nos teclados, simulando caixinha de música, flautas, chocalhos, xilofone, piano e cordas virtuais. O resultado foi um instrumental relaxante, realçando as melodias e suas pequenas sutilezas”, revela.

Gabriela, mulher de Persiano, engravidou no final de 2020. Fã de “ Beatles for babies ” e outras produções do gênero, Persiano explica que a melodia “vai conduzindo” o novo projeto. “São músicas para acalmar e dormir.”

O compositor escolheu canções com valor sentimental para ele, como é o caso de “A rosa”, da Vitrolas, composta em 2001 para Gabriela, então namorada dele.

Não se trata de uma nova fase da carreira de Persiano. “Até brinco bastante, dizendo que componho coisas assim, mas não tenho a intenção de adotar esse caminho. Vou deixando fluir”, afirma. “A gente vai sendo influenciado pela criança, pelo ambiente em que vai vivendo e, com isso, a obra vai sendo moldada.”

A princípio, ele não pensa em fazer apresentações. Porém, a possibilidade não está totalmente descartada. “Posso juntar umas duas ou três pessoas e tocar em algum lugar que tenha a ver ou em algum projeto voltado para esse tipo de música instrumental”, admite. Outra ideia é lançar a canção “Narinha”, com letra, sob a forma de single.

Nos anos 2000, o cantor e compositor de Governador Valadares trabalhou com a banda Vitrolas. Criada na cidade do Leste mineiro, ela chamou a atenção em BH. O grupo se desfez porque os integrantes buscaram outros caminhos na vida.

“Passamos uns 10 anos compondo e tocando músicas autorais em vários lugares. Num determinado momento, a maioria dos integrantes se casou e teve filhos. Um voltou para Valadares, outro se mudou para Portugal. Mas sempre nos encontramos no fim do ano e fazemos um show”, conta Persiano.

O primeiro disco da Vitrolas foi lançado em 2001. “Chegamos a gravar três álbuns, que estão nas plataformas digitais. Moramos por um tempo em São Paulo, fizemos muitas turnês pelo Sul, fomos a Portugal e à Galícia”, relembra. Mordomo, duo do artista com Bernardo Dias, surgiu em 2015, depois do fim da Vitrolas.

“Persiano para bebês” é uma espécie de síntese dessa trajetória. “Gosto muito de música clássica, de coisas mais melodiosas. Então, tentei achar esses elementos nas minhas canções e colocar algum arranjo de fundo que pudesse realçá-los e agradasse às pessoas pela sutileza”, explica.

Durante a pandemia, o mineiro criou o projeto “Dê música de presente”, no qual compõe melodias por encomenda, homenagens, histórias e temas personalizados. “Muitas encomendas são de canções para os filhos, netos. Isso me ajudou na hora fazer arranjos e buscar sonoridades para o novo disco”, conclui.

“PERSIANO PARA BEBÊS”

None

Disco de Persiano ( @persianoart )
10 faixas
Independente
Disponível nas plataformas digitais a partir desta sexta-feira (3/09)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)