(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Festival de Inverno

Com sacada modernista, Festival de Inverno da UFMG começa nesta sexta-feira

A 53ª edição é inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922; evento terá participação de nomes como Arnaldo Antunes, Toninho Horta e Titane


19/07/2021 18:41 - atualizado 19/07/2021 20:08

Arnaldo Antunes é nome confirmado na programação do Festival de Inverno 2021 (foto: Flickr/Reprodução )
Arnaldo Antunes é nome confirmado na programação do Festival de Inverno 2021 (foto: Flickr/Reprodução )
A 53ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que começa na sexta-feira (23/7), terá temática inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. Na programação, discussões sobre questões urgentes no Brasil, como a democracia. A agenda vai até 31 de julho, com a participação de pensadores, escritores e artistas.

O tema oficial é Escuta e vozes dos Brasis e tem como objetivo trazer reflexões sobre o Brasil contemporâneo em conversas, palestras, oficinas, espetáculos de teatro, música e exposições virtuais.

Além disso, visa explorar e investigar o Modernismo em sua complexidade, refletindo seus paradoxos e contradições. 

A curadoria é dividida entre a Diretoria de Ação Cultural (DAC) e o projeto MinasMundo. 

O Festival de Inverno da UFMG teve sua primeira edição em 1967. Segundo a reitora da universidade, Sandra Regina Goulart, ele contribui para a reflexão sobre os destinos da arte e da cultura em Minas Gerais.

“O Brasil é cheio de contradições e impasses, e sua riqueza cultural é talvez o nosso maior trunfo e fonte inesgotável de esperança em um futuro melhor”, comenta. 

A reitora enfatiza o caráter desafiador da escolha do tema: “Debater os rumos do país à luz da Semana de 22, evento tão associado à nossa identidade, é um desafio intelectual que muito nos estimula". 
 

"É um desafio intelectual que muito nos estimula"

Sandra Regina Goulart, reitora da UFMG

 

Para o professor e organizador do evento, Fernando Mencarelli, o Festival resgata o Modernismo com foco nas tensões contemporâneas do Brasil.

Ele aposta na necessidade de escutar aqueles que defendem a democracia, a justiça social e a necessária transformação do país, baseada em novos valores e pactos, na busca por outras poéticas, políticas, economias e sociabilidades. 

“Há debates urgentes e muita coisa em disputa neste momento em que emergem pautas ditadas pelo neoconservadorismo e pelo autoritarismo. A UFMG quer participar ativamente desse debate”, compartilha o professor. 

Diversidade na programação 


A organização prevê debates que abordam temas como pluralidade, subversão epistêmica, insurgências poéticas, processos criativos decoloniais e cinema indígena

As discussões sobre o Modernismo e seus desdobramentos estarão presentes em rodas de conversa, palestras, apresentações artísticas sobre memória, cosmopolitismo, cultura oral, literatura e música popular. 

O evento receberá intelectuais negros e indígenas, que irão compartilhar suas experiências afetivas, coletivas e pessoais.

Os curadores do festival esperam, ainda, outros participantes das áreas das artes e da literatura.  

Edição online do Festival de Inverno contará com show da cantora mineira Titane. (foto: Instagram/Reprodução )
Edição online do Festival de Inverno contará com show da cantora mineira Titane. (foto: Instagram/Reprodução )


Pautas relacionadas a identidades, religiosidade, relações sociopolíticas e de gênero serão marca registrada desta edição, que já tem nomes confirmados como Silviano Santiago, Arnaldo Antunes e Toninho Horta.

Além da participação de pesquisadores, como Lucia Castello Branco e Mauro Rodrigues.

Estarão presentes também o grupo paulista A Barca e mestres do congado mineiro.

O participante poderá assistir aos shows de Titane e Makely Ka, que marcarão presença. 

O Festival de Inverno será transmitido pelo canal da Diretoria de Ação Cultural (DAC) no YouTube. Toda a programação é gratuita.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)