(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POESIA

Palavras e imagens dialogam em 'Acesa', novo livro de Glaura Santos

Designer e escritora aborda o amor em poemas ligados a temáticas femininas. Edição independente foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc


17/06/2021 04:00 - atualizado 17/06/2021 07:10

A poesia de Glaura Santos se traduz em imagem e palavra (foto: Kivia Kruczynski/divulgação)
A poesia de Glaura Santos se traduz em imagem e palavra (foto: Kivia Kruczynski/divulgação)

A poesia também foi a forma de Glaura Santos se expressar sobre temas que permeiam o cotidiano das mulheres. Versos e traços surgem juntos no recém-lançado “Acesa”, livro da escritora e designer inspirado nas relações humanas. Em especial, “o amor com o desejo”, como define. “Pode vir de algo que acontece comigo ou da narrativa de uma outra pessoa” diz.

“'Acesa' tem a ver com coisas vivenciadas. Com experiências que preenchem e transbordam através da escrita”, explica Glaura Santos. Em 2020, ela ilustrou “Azuis”, de Hildebrando Pontes, o primeiro lançamento infantil da editora e livraria Quixote, de BH.

A estreia literária ocorreu em 2018, com “Todo mar vai ser você”, publicado pela Quixote-Do Editoras Associadas. “Acesa” chega a público pela Lei Aldir Blanc.

“Desde o projeto gráfico ele traz essa chama. Vem nas cores, na fenda da capa, tudo isso é intencional. O design gráfico tem forte relação com a poesia, no sentido de ser a tradução visual da essência, de um projeto, do livro, desse tema do amor, traduzido visualmente ali. A poesia é transformar isso em palavras, e é síntese também”, resume.

No processo definido por ela como “intuitivo”, a palavra surge como imagem e vice-versa. Os poemas de Glaura falam sobre encontros interpessoais, dos mornos aos tórridos, sempre contemplando a experiência feminina.

“Apesar de termos caminhado muito nesse sentido, ainda temos muito pela frente para que as mulheres possam se sentir à vontade com seus desejos e viver plenamente suas liberdades. Não fiz o livro como algo político, mas todo ato criativo é um ato político e o tema das feminilidades precisa ser muito pensado ainda”, observa Glaura Santos. Ela espera que o livro “abra portas para outras mulheres se revelarem e falarem sobre sua sexualidade e liberdade.” (PG)

''Acesa'' destaca o diálogo da poesia com o design (foto: Acervo pessoal)
''Acesa'' destaca o diálogo da poesia com o design (foto: Acervo pessoal)

“ACESA”
• Livro de poemas de Glaura Santos
• Independente
• 102 páginas
• R$ 49,90
• Informações: www.glaurasantos.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)