(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabará realiza 'censo cultural' e cadastra agentes e grupos artísticos

Cadastro vai mapear artistas sabarenses. Espaços, grupos artísticos e agentes de todo segmento, como música, teatro, dança e artesanato, podem participar


16/06/2021 15:11 - atualizado 16/06/2021 15:25

Cineasta, Higor Gomes é um dos artistas já cadastrados no site da prefeitura de Sabará. Objetivo é mapear culturalmente toda a cidade (foto: Arquivo Pessoal/Higor Gomes)
Cineasta, Higor Gomes é um dos artistas já cadastrados no site da prefeitura de Sabará. Objetivo é mapear culturalmente toda a cidade (foto: Arquivo Pessoal/Higor Gomes)
O cineasta Higor Gomes, de 28 anos, morador do Bairro General Carneiro, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já realizou o cadastro municipal para levantamento de dados sobre todos os artistas sabarenses.

O trabalho de Higor e o seu histórico como roteirista e diretor já está catalogado na prefeitura, que pretende mapear culturalmente a cidade. A ficha ficará disponível neste link até 15 de Julho. 
 
O filme mais recente de Higor é o "Impermeável Pavio Curto" (2018), que foi selecionado para mais de 30 festivais e mostras, entre eles o 20° Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – onde foi premiado como melhor filme na Competitiva Minas –, 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – recebeu o Prêmio Zózimo Bulbul – e no 4° MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, também escolhido o melhor filme.
 
Higor já ofereceu oficinas de cinema para alunos da rede pública e, para ele, esse cadastro é de grande importância.

“O censo irá descobrir vozes jovens nas periferias da cidade e através de incentivos eles poderão contar suas próprias histórias, buscando reconfigurar o imaginário coletivo através de suas artes representativas junto e com pessoas à margem das grandes metrópoles, nas periferias. A cultura molda a identidade da região”, pontua o cineasta, que fez toda a produção do curta em General Carneiro, bairro em que mora.
 
“'O Impermeável Pavio Curto' foi filmado com elenco majoritariamente negro, assim como eu, onde mesclo atores profissionais com amadores aqui da cidade. O censo vai ser legal para descobrir quem são os agentes, os profissionais, esses coletivos e mapear essas pessoas para criarmos, também, uma rede de apoio no setor, mas, principalmente, que a gente consiga concorrer de forma justa e digna a editais culturais para vários setores”, ressalta Higor.
 
Assim como o trabalho de Higor, a prefeitura quer descobrir onde estão os demais artistas sabarenses. O cadastro vale para grupos artísticos (bandas musicais, companhias de teatro, companhias de dança), agentes culturais (pessoas físicas) e espaços culturais (coletivos, associações, entidades).

Qualquer segmento artístico pode se cadastrar até 15 de julho(foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)
Qualquer segmento artístico pode se cadastrar até 15 de julho (foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)
 

Cadastro pode abrir oportunidades 

Segundo o secretário municipal de Cultura, André Alves, o levantamento tem como objetivos identificar nomes e atividades e coletar números da cultura local para criar um banco de dados com informações que irão subsidiar as decisões e orientações de políticas públicas voltadas para o setor.

“Essa é a nossa principal fonte de dados culturais de Sabará e a nossa base para a construção do mapa cultural da cidade, que será lançado ainda este ano”, pontua o secretário.
 
Além disso, é por meio do cadastro que todos os envolvidos com a cultura da cidade poderão participar não só da Lei Aldir Blanc, mas também de diversos editais municipais. Mesmo aqueles que já participaram de algum chamamento público devem realizar o cadastro.
 
Para mais informações, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou  os números (31) 3671-1780 / 3672-7682.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)