(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Raul de Souza, lenda do jazz brasileiro, morre na França aos 86 anos


14/06/2021 11:43

Morre aos 86 anos, Raul de Souza, lenda do jazz nacional e mundial
Morre aos 86 anos, Raul de Souza, lenda do jazz nacional e mundial
O trombonista Raul de Souza, considerado um dos maiores do mundo, morreu neste domingo, 13, aos 86 anos, na França, em decorrência de um câncer na garganta. A notícia foi confirmada pela família do músico, por meio de redes sociais. "O nosso herói brasileiro partiu para eternidade, deixando pra todos seu maior legado, sua música. Agradecemos imensamente o apoio que todos vocês sempre manifestaram", diz o comunicado.

A morte do trompetista foi lamentada nas redes sociais por João Bosco, que escreveu: "meus sentimentos e solidariedade à família". Marcos Valle também se manifestou: "meus respeitos à Música que Raul de Souza sempre criou, e meus sentimentos à família e amigos. Que Deus o tenha".

Raul de Souza é conhecido por ter criado o "Souzabone", um modelo de trombone elétrico com quatro varas, desenvolvido a partir do tradicional de três varas.

O nome artístico de Raul, registrado no cartório como João José Pereira de Souza, foi uma sugestão de Ary Barroso. Ele teve o seu primeiro disco gravado em estúdio em 1957, como membro da banda Turma da Gafieira, ao lado de músicos como Sivuca e Altamiro Carrilho.

Após colaborar com Baden Powell, Sérgio Mendes e Milton Nascimento, o primeiro disco solo de Raul de Souza, À Vontade mesmo, foi lançado em 1965. Em seguida, o músico morou no México e nos Estados Unidos, antes de se mudar definitivamente para a França, nos anos 90.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)