(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas STREAMING

WarnerMedia e Discovery anunciam fusão milionária


18/05/2021 04:00 - atualizado 18/05/2021 07:32

David Zaslav, da Discovery, vai comandar a nova gigante do streaming (foto: Amanda Edwards/Getty Images/ Discovery)
David Zaslav, da Discovery, vai comandar a nova gigante do streaming (foto: Amanda Edwards/Getty Images/ Discovery)

O grupo americano de telecomunicações AT&T anunciou a fusão de sua filial WarnerMedia, dona da CNN e HBO, com o grupo Discovery. A nova gigante vai disputar o mercado do streaming com as plataformas internacionais Netflix e Disney+.

Quando o acordo for concluído, a AT&T receberá US$ 43 bilhões, e seus acionistas terão 71% da nova empresa, enquanto os acionistas do grupo Discovery terão 29%.


O acordo combina “o entretenimento premium e os produtos esportivos e noticiosos da WarnerMedia com a liderança da Discovery em entretenimento internacional e de não ficção, assim como com seus negócios esportivos, para criar uma empresa global de entretenimento líder e autônoma”, afirma o comunicado.

A fusão criará um concorrente para os líderes de mercado, Netflix e Disney , que registraram aumento no número de assinantes durante a pandemia.

Porém, a desaceleração do crescimento da plataforma de streaming da Disney neste primeiro trimestre gerou preocupação entre os investidores. As ações do grupo registraram queda na semana passada.

A AT&T comprou a Time Warner em 2018 e depois a rebatizou como WarnerMedia, proprietária da HBO, dos estúdios Warner Bros. e de canais a cabo como a CNN. A Discovery tem canais em mais de 200 países.

PUBLICIDADE 
Diante do novo modelo econômico, sem publicidade e com assinaturas mensais, diversos grupos buscam fortalecer a oferta para se manter no competitivo mercado de entretenimento nos Estados Unidos.

A AT&T, a primeira operadora a cabo nos EUA e segunda operadora móvel, lançou sua própria plataforma de streaming HBO MAX em 2020, e a Discovery a sua, Discovery , no início do ano.

No final de 2020, a HBO MAX contava com 61 milhões de assinantes. A Discovery , 15 milhões no final de abril. Já a Netflix tinha 204 milhões, e as plataformas Disney (Disney , ESPN , Hulu), 146 milhões.

O faturamento previsto da nova gigante é de cerca de US$ 52 bilhões até 2023. A empresa será liderada pelo presidente da Discovery, David Zaslav.

Para Richard Greenfield, analista da Lightshed Partners, no ambiente midiático atual “é preciso ter tamanho suficiente em um mercado específico para ser, ao mesmo tempo, suficientemente grande e suficientemente ágil para se adaptar às mudanças tecnológicas e conseguir espaço significativo na paisagem dominada pelas plataformas”, conforme mensagem postada em um blog.

No final de 2020, a AT&T já havia vendido a plataforma de streaming especializada em séries de animação japonesas Crunchyroll para a Sony. Em fevereiro, cedeu parte da DirectTV para o grupo de investimentos TPG.

A fusão com a Discovery permitirá que a AT&T fortaleça suas finanças. No final de março, ela registrava dívida de US$ 169 bilhões, devido, principalmente a inúmeras aquisições de mídia. (AFP)



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)