(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA

Zuenir Ventura 'inaugura' o Sempre um Papo Itabira nesta quarta-feira

Jornalista e escritor faz avant-premiére de 'Minhas histórias dos outros', em edição revista e ampliada, com destaque para a entrevista que Drummond lhe deu


14/04/2021 04:00 - atualizado 14/04/2021 07:07

(foto: ARQUIVO PESSOAL)
(foto: ARQUIVO PESSOAL)
O primeiro convidado do Sempre um Papo Itabira, projeto literário que estreia na cidade mineira, é Zuenir Ventura. O escritor e jornalista faz avant-premiére do livro “Minhas histórias dos outros”, em edição revista e ampliada, editado pela Companhia das Letras. Um dos destaques é a entrevista que o itabirano Carlos Drummond de Andrade concedeu a ele. O encontro virtual será nesta quarta-feira (14/4), às 19h, com acesso gratuito e transmissão no YouTube, Instagram e Facebook do projeto.

A mediação é de Afonso Borges. No livro, Zuenir recorre a recordações de amigos, cadernos de anotação e consultas a jornais e revistas para preencher as lacunas da memória e falar de Betinho, Nelson Rodrigues, Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Drummond, Carlos Lacerda, João Goulart, Leon Hirszman e quatro Antônios geniais: Houaiss, Callado, Candido e Jobim.

O escritor também retrata as mudanças comportamentais, políticas e sociais por que passou o Brasil desde o começo dos anos 1950. Ele relembra experiências dolorosas, como o assassinato de Vladimir Herzog na prisão, fala sobre o convívio com Hélio Pellegrino na cadeia, sofre com a morte do amigo Glauber Rocha, comenta dilemas éticos do jornalismo, como a decisão de não noticiar o suicídio de Pedro Nava, além de expor momentos surpreendentes, como o registro acidental que fez da calcinha branca de Jacqueline Kennedy.

O jornalista ainda revela frustrações, como a entrevista exclusiva que ele e Rubem Fonseca fizeram com Fidel Castro, cuja publicação foi proibida.

Assista:  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)