(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TELEVISÃO

Documentário de Maria Ribeiro, "Outubro" retrata eleições de 2018

Com estreia nesta quinta em várias plataformas, filme mostra última semana antes da eleição presidencial pela ótica pessoal da atriz, escritora e cineasta


01/04/2021 04:00 - atualizado 01/04/2021 08:42

(foto: Biônica Filmes/Caiçara Filmes/DIVULGAÇÃO)
(foto: Biônica Filmes/Caiçara Filmes/DIVULGAÇÃO)

O documentário “Outubro”, de Maria Ribeiro, está disponível a partir desta quinta-feira (1º de abril) pelo Canal Brasil nas plataformas Now, Vivo Play e Oi Play. O filme retrata a última semana antes da eleição presidencial de 2018 pela ótica pessoal da atriz, escritora e cineasta e nasceu da urgência de Maria Ribeiro em registrar os momentos finais do segundo turno da eleição de 2018.

Ao seu redor, ela presenciava cenas concretas da ascensão da extrema-direita, amigos em desespero e outros que tentavam virar voto, dispostos a lutar até o fim por uma batalha que já estava praticamente perdida. Com entrevistas e imagens de atos públicos de campanha e manifestações, o terceiro documentário da atriz – que assina o roteiro e divide a direção com Loiro Cunha – retrata a angústia de um país em colapso.

Durante todo o documentário, Maria aparece como personagem e estabelece uma comparação entre o momento político e o fim de um casamento. “Às vezes comparo esses dias, de uma batalha que considero perdida, ao fim de um casamento. A gente sabe que acabou muito antes de acabar, mas segue torcendo por uma virada”. Logo no início, a atriz recupera seu vestido de noiva e adentra uma manifestação a favor de Bolsonaro na Avenida Paulista com o traje. Enquanto a câmera flagra as reações ao seu gesto, ela explica a tentativa de ressignificar a indumentária.

“É uma roupa feita para um único dia, para o momento de dizer sim. E eu queria usá-la para dizer não”, relembra a diretora, citando o movimento #EleNão, campanha feita por mulheres para impedir o crescimento da candidatura bolsonarista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)