(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas música

Em novo disco, Xamã vai do rap ao rock inspirado nos signos

Uma das tônicas de Zodíaco, terceiro trabalho do artista carioca que faz questão de exaltar o passado de camelô, está nas parcerias femininas


21/01/2021 04:00 - atualizado 21/01/2021 07:30

Em Zodíaco, o rapper Xamã tem a companhia de vozes femininas, como Marília Mendonça e Luisa Sonza: 'Todas elas me transformaram em um artista melhor'
Em Zodíaco, o rapper Xamã tem a companhia de vozes femininas, como Marília Mendonça e Luisa Sonza: 'Todas elas me transformaram em um artista melhor' (foto: Divulgação)
Quando passava de vagão em vagão dos trens do subúrbio carioca vendendo balas e amendoim, o rapper carioca Xamã, de 31 anos, fez algumas descobertas que usa até hoje. Para vender – guloseimas ou música – é preciso seduzir o cliente.

Geizon Carlos da Cruz Fernandes (nome de batismo) conseguiu levar seu flow – a maneira como a letra se encaixa à batida, que o fez ser apontado como um dos mais promissores de sua geração – para além da periferia e das batalhas de rimas de que participava em Campo Grande, Bangu e São Gonçalo. E, atualmente, usa o aprendizado do trato diário com o público (além de filmes e gibis que devorava na adolescência) a serviço da música.

O mais recente álbum do rapper, Zodíaco (Bagua Records), traz 12 músicas, uma para cada signo. O rapper já havia feito algo parecido em seu primeiro trabalho, Pecado capital, de 2018, quando dedicou um rap para cada desvirtude humana (segundo a visão da Igreja Católica). No seguinte, O iluminado, de 2019, escreveu canções inspiradas em filmes como American pie, Matrix, Central do Brasil e ao estrelado pelo ator Jack Nicholson, que dá nome ao disco.

"Os discos anteriores olhavam para fora. Este é para dentro. Quis fazer algo mais particular, para chegar a cada pessoa. Já tinha essa ideia há cerca de um ano. Com a quarentena, presos em casa, me observei, observei os outros, e percebi que a gente ficou carente pra caramba. O ser humano sempre olhou para o céu e buscou explicação por meio das estrelas, dos astros, da Lua, do Sol. Senti-me mais completo me dedicando ao tema", justifica, sobre a escolha da vez.

Contou com a ajuda de uma astróloga, que lhe ensinou as características de cada signo e o que significavam os elementos água, terra, fogo e ar no zodíaco, além de fazer um mapa astral. "Sou de escorpião, com ascendente em gêmeos e lua em escorpião", diz. Assim, construiu as letras e as melodias que trazem, além do rap, influências do pop, do rock, do funk, do pagode – de acordo com o que o signo indica e os elementos naturais que eles representam. Os versos falam de amor e, por vezes, são carregados de sensualidade. O que ele descreve como "viscerais tempestades em copo de água".

"Quando trabalhava na rua, vendia doce, bala, amendoim. Hoje, meu produto é a minha arte. Faço tudo voltado para a linguagem popular brasileira, o que o povo fala nas ruas. O importante é me comunicar com todos, com todas as classes sociais. Minhas músicas, no geral, são 'eu e você', independentemente do sexo do ouvinte. Isso é a verdadeira MPB, a música popular brasileira que toca nas ruas. Roberto Carlos sabe disso há muito tempo."

BATIDA PESADA 

Touro, por exemplo, que é terra, traz uma batida mais pesada – aborda a teimosia e a sensualidade dos taurinos – com uma pegada roqueira. A faixa Leão traz a participação da sertaneja Marília Mendonça e versa sobre a autoconfiança que marca o signo. "Se eu subo nesse palco aqui, foi Deus que me criou assim", diz um trecho da letra. O clipe da canção já passa de 6,5 milhões de visualizações no YouTube.

A cantora baiana Agnes Nunes, de 18 anos, ligada ao universo da MPB – elogiada por Caetano Veloso, Elza Soares e Seu Jorge –, é a convidada de Escorpião, visto mais de 7,5 milhões de vezes. Luísa Sonza é a parceira de Câncer, e a cantora drag Gloria Groove, de Capricórnio. "Todas elas me transformaram em um artista melhor. Até na maneira de cantar, como me comportar com as notas, pois esse álbum é menos rap e tem mais notas”.

Um pé no palco vip, outro na rua

Em um mês, o álbum já foi ouvido 70 milhões de vezes nas plataformas digitais, onde foi lançado. Nas redes sociais, Xamã também tem destaque entre os rappers e sabe tirar proveito disso para obter o tão desejado engajamento. Soma mais de 7 milhões de seguidores entre Twitter e Instagram e costuma escolher muito bem fotos e frases que posta. Recentemente, recomendou que jovens escutassem Legião Urbana. Em outra postagem, de uma foto na praia, provocou: "Sou eu bola de fogo".

Em 2019, subiu ao Palco Favela no Rock in Rio e, no começo de 2020, fez shows nos Estados Unidos. Passou também por países como Portugal, França e Holanda. Com a fama e a mudança de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde nasceu, para a Barra da Tijuca, o afastamento do underground parece ser algo inevitável – mas Xamã luta para que isso não ocorra. Diz que faz questão de conversar com os ex-colegas camelôs. É com eles que fica sabendo das gírias do momento, algo fundamental para o seu trabalho.

"Há uma lenda no rap de que, ao se tornar pop, o artista perde sua essência. Mas tenho um grupo bem sujo, o Furamil 2Cão, com uma galera. A gente vai na rua mesmo. Estou sempre na rua, jogo bola. Não quero perder a essência. Vou à periferia e ao Copacabana Palace. Isso ajuda a derrubar preconceitos. Rap não é só coisa de pobre e música clássica não é só para ricos", diz.

Há cerca de três anos, em uma entrevista, Xamã disse que seu sonho era que as pessoas ouvissem sua música. E agora, que elas ouvem, qual seria o próximo desejo? "Confesso que estou meio perdido. Sabe aquela história do cachorro que quer muito a bola e, quando consegue, não sabe o que fazer com ela? Eu queria que fosse algo grande (o sucesso), mas foi muito maior". Quem sabe os astros lhe guiem.
(foto: bagua/REPRODUÇÃO )

ZODÍACO
.De Xamã
.13 faixas
.Disponível nas plataformas digitais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)