(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

31% dos brasileiros acreditam que a dengue 'deixou de existir' na pandemia

Falta de campanhas focadas na doença, segundo especialistas, fazem com que a população esqueça da doença e relaxe os cuidados com a prevenção


15/03/2022 16:33

Mosquito da Dengue
Falta de campanhas focadas na doença, segundo especialistas, fazem com que a população esqueça da doença e relaxe os cuidados com a prevenção, ainda mais agora com a COVID-19. (foto: Pixabay/Reprodução)

 

Em meio a pandemia da covid-19, com o foco total na prevenção do novo coronavírus, um terço dos brasileiros, 31%, consideram que a dengue "deixou de existir" no país durante esse período pandêmico. Os dados são de uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em parceria com a Takeda sobre o panorama da doença no Brasil. Ao todo, 2 mil pessoas foram entrevistadas em outubro do ano passado, por telefone, e falaram das próprias percepções sobre a dengue.

 

A percepção contrasta com os dados do Ministério da Saúde, que apontam um aumento de 43,5% nos casos prováveis de dengue registrados nas seis primeiras semanas deste ano comparado com o mesmo período do ano passado.

A maioria dos brasileiros, 70%, conhece alguém que já teve dengue, enquanto 30% declararam já ter tido a doença. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, os números refletem a situação da doença no país. 

"A dengue foi uma doença nos últimos anos muito importante aqui no Brasil, em todo o país. Ela causa surtos aqui no Brasil e não é de se espantar que a maioria das pessoas conheçam pessoas que tenham tido dengue", pondera.

Mas ainda que a maioria conheça a doença, seja por ter tido ou por conviver com alguém que teve, uma parcela da sociedade brasileira, ainda que pequena, desconhece pontos básicos da doença. A forma exata de contágio, por exemplo, não é de total conhecimento da população, já que 8% afirmaram que não sabem ou não lembram de como se dá o contágio e 4% mencionaram o contato de pessoa para pessoa – o que é incorreto.

Além disso, a maioria dos brasileiros, 56%, não sabe a quantidade de vezes possíveis de pegar dengue. Apenas 2% responderam corretamente e informaram que uma pessoa pode pegar dengue até quatro vezes, já que existem quatro sorotipos do vírus. 

A médica infectologista Rosana Richtmann ressalta que a segunda contaminação por dengue se torna mais perigosa pra o paciente. Além disso, muitos casos de dengue são assintomáticos, logo muitas pessoas não sabem que já pegaram uma vez a doença e estão suscetíveis ainda para pegar novas vezes e desenvolver uma forma mais grave da dengue.

"Quando você tem dengue você cria uma imunidade específica para esse tipo específico, mas ainda fica suscetível aos outros sorotipos da doença", ressalta. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)