(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SUPERAÇÃO

Dia do Câncer: menino de 13 anos vence a doença e dá aula de coragem

'Por mais que pareça, não é impossível', afirma Matheus, diagnosticado com tumor maligno ósseo, sobre sua cura


04/02/2022 14:41 - atualizado 04/02/2022 16:51

Matheus, de 13 anos, usando máscara, toca o Sino da Cura, ao lado de uma profissional de saúde
Após mais de um ano de tratamento, Matheus vence o câncer e celebra tocando Sino da Cura (foto: Hospital da Baleia/Reprodução )
Com o sorriso encoberto pela máscara, o brilho dos olhos destacava a felicidade de Matheus Santos, de 13 anos, ao tocar o Sino da Cura do Hospital da Baleia, no bairro Saudade em Belo Horizonte. O menino foi diagnosticado com osteossarcoma, um tumor maligno ósseo, há pouco mais de um ano. No último dia 17, finalmente recebeu alta médica. 

Neste dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, o Estado de Minas conta a história de Matheus que, apesar da pouca idade, chama a atenção pela determinação, coragem e resiliência. “Foi um período muito difícil, mas Deus sempre estava junto e me deu muita força”, compartilha. Ao longo de um ano, ele passou por uma cirurgia e 18 sessões de quimioterapia. 

Em entrevista, Matheus conta que a alta foi seu presente adiantado de aniversário, celebrado no dia 24 de janeiro. Questionado sobre o que gostaria de fazer, ele afirma:  “Quero brincar com meus amigos, fazia muito tempo que eu não brincava”. Diagnosticado com apenas 11 anos, as brincadeiras foram adiadas e deram lugar ao tratamento. 

Para o menino, superar a doença mostrou a importância de estar satisfeito com a vida e valorizar as coisas pequenas do cotidiano. “Tudo que eu estou tendo oportunidade,  estou fazendo”, completa. 
 

"Por mais que pareça, não é impossível'

Matheus Santos

 
 
Durante o período do tratamento, Matheus nunca deixou de frequentar a escola. Apoiado pelos professores e com as aulas remotas, seguiu normalmente o calendário escolar. "Nós levamos as apostilas e os materiais para o hospital e íamos enviando para a escola", explica o pai, Antônio Roberto dos Santos. 
 
Emocionado, Antônio relembra: “Quando a gente descobre (a doença), leva um soco no estômago. Mas buscamos forças e colocamos tudo nas mãos de Deus. Ele coloca as pessoas certas no caminho”. 

Ele e a mulher, Tânia Cristina dos Santos, mãe de Matheus, destacam que a espiritualidade e a fé tiveram um papel importante para superar os piores momentos. “No começo dá um certo medo, um pavor, mas a gente se agarra a Deus com todas as forças que a gente tem”, relata a mãe. 

Hospital Baleia 


Todo o tratamento foi realizado no Hospital Baleia, que, sobre o caso de Matheus, destaca a importância da detecção precoce. “Ele (Matheus) é exemplo de que a detecção precoce da doença impacta de forma positiva no tratamento e nas chances de cura”, pontuou em nota.  

O Hospital da Baleia é referência em oncologia pediátrica em Minas Gerais, que atende os pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios médicos. 

O Centro de Oncologia e Radioterapia Adulto e Pediátrico atua desde a detecção da doença, até as cirurgias, tratamentos quimioterápicos e radioterápicos - que somam quase 45 mil sessões por ano. A instituição atua, ainda, no acompanhamento pós-tratamento do paciente. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)