(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INOVAÇÃO

Santa Casa BH recruta voluntários com tumor cerebral para pesquisa inédita

Hospital vai estudar uma nova técnica para retirada do glioblastoma multiforme com mais assertividade


03/02/2022 20:07 - atualizado 03/02/2022 20:07

Fachada Santa Casa BH
Pesquisa vai durar até o fim de 2023 e pretende recrutar 96 pacientes (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A Santa Casa de Belo Horizonte está à procura de voluntários para uma pesquisa inédita, que propõe um novo tratamento para o glioblastoma multiforme, um tipo de tumor cerebral agressivo. Ao longo de 2 anos, serão recrutados 96 pacientes com diagnóstico da doença, que ainda não realizaram a cirurgia de retirada do câncer.
 
O glioblastoma multiforme é um tipo de câncer cerebral que pode atingir qualquer parte do cérebro. Seu diagnóstico é feito através de tomografias e ressonâncias magnéticas e os pacientes, geralmente, têm entre 50 e 60 anos, apesar de não ser uma exclusividade da faixa etária.
 
Segundo a bióloga molecular e geneticista Cristina Moraes Junta, o tumor pode surgir com alto grau de agressividade e este é o foco da pesquisa, pacientes com o grau 4 do glioblastoma. "Existem outros tipos de tumores do glioblastoma, mas este projeto estuda do grau 4, que é o mais grave".

"O grau 1 e 2 são considerados benignos, pois não invadem tanto o cérebro. Já o de grau 4 é extremamente invasivo e fica até mais difícil de localizar na cirurgia", explica.
 
Para a realização da pesquisa, a Santa Casa BH precisa de 96 voluntários com mais de 18 anos, que tenham o diagnóstico de glioblastoma multiforme e indicação da retirada do tumor. Todos os voluntários serão avaliados pela equipe da pesquisa e passarão por exames de imagens para examinar a condição de retirada. 
 
"Nossa pesquisa envolve o uso de uma substância que é injetada na veia no momento da anestesia, o paciente não sente nada. A substância deixa uma luminescência no local do tumor e permite que o médico faça a retirada com mais precisão, evitando possíveis remoções de tecido saudável", diz a médica.
 
Os interessados devem morar, de preferência, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, para facilitar a continuidade do tratamento complementar com radioterapia e quimioterapia, além de realizarem acompanhamento da pesquisa. 
Entretanto, pacientes de outras cidades mineiras com o diagnóstico podem participar e, para saber se o município é atendido pela pesquisa, devem tirar a dúvida pelo número de WhatsApp da Santa Casa (no fim da matéria).
 
Todos os pacientes da pesquisa devem estar sendo acompanhados no Sistema Único de Saúde (SUS) e serão encaminhados para a Santa Casa de BH, do mesmo modo que são encaminhados hoje sem o estudo. Ou seja, por meio das prefeituras das suas respectivas cidades que providenciam o transporte. 
 
A grande diferença para os pacientes que participarem da pesquisa é o acesso à tecnologia de inovação cirúrgica, com maior delimitação do Glioma e aumento da assertividade do neurocirurgião na retirada total do câncer. 
 
Além do tratamento e acompanhamento de possíveis recidivas tumorais, feitas por meio da Biopsia Líquida, que pode detectar a recidiva do câncer mesmo antes dos exames de imagens, no monitoramento que será realizado no paciente operado. 
 
Todos os testes serão realizados na Santa Casa BH. A parte da pesquisa ligada aos exames será feita no Laboratório de Biologia Molecular e Biomarcadores, do Programa de Pós-graduação stricto senso da Faculdade Santa Casa de BH. 
 
De acordo com a geneticista, os exames de pesquisa são realizados 'visando a busca de novos Biomarcadores, trazendo maior benefício aos pacientes, como no caso da biopsia líquida, que irá monitorar a possível volta do câncer antes dos exames de imagens'.
 
As inscrições durarão até o final de 2023. A intenção é captar 96 voluntários e os interessados devem ter mais de 18 anos. Para participar, entre em contato com o número de WhatsApp da equipe médica responsável na Santa Casa BH: (31) 99581-6309.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)