(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Saúde

Radioterapia também é usada para aliviar dores do câncer de próstata

Atualmente existe uma nova modalidade do tratamento, a teleterapia, que ajuda no alivio dos sintomas e dores do câncer de próstata


18/11/2021 14:30 - atualizado 19/11/2021 11:40

Novembro Azul
Novembro Azul: Radioterapia também pode ser usada para aliviar sintomas do câncer de próstata (foto: Pixabay )

 

A radioterapia, tratamento que utiliza radiações ionizantes no combate ao câncer, também pode ser usada como método paliativo em casos de tumor metastático no câncer de próstata, para prevenir dores e outros sintomas causados pela doença.

 

O radioterapeuta do Grupo Oncoclínicas, Guilherme França, explica que o tratamento consegue destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas, que formam o tumor, através dessas radiações ionizantes. Atualmente, são utilizadas duas modalidades de radioterapia para o câncer de próstata.

 

A braquiterapia consiste em colocar pequenas sementes radioativas diretamente na próstata; enquanto a teleterapia utiliza um aparelho que emite radiações externamente e focadas na próstata ou em outra região, com o objetivo de aliviar algum sintoma causado pelo tumor de próstata.

“O tratamento do tumor de próstata é individualizado e dependerá da sua localização, características e estágio, podendo envolver cirurgia e radioterapia, hormonioterapia e radioterapia”, ressalta Guilherme.

 

E no caso de um tumor de próstata metastático, a radioterapia pode ser utilizada para controlar a doença durante o maior tempo possível e para prevenção de sintomas: por exemplo, quando as células cancerígenas atingem os ossos, a radioterapia pode ser usada para prevenir fraturas ou compressão da medula, e ,também, pode ser utilizada para aliviar a dor causada pelo tumor.

A radioterapia está em constante evolução e seu tratamento está cada vez mais preciso, mais eficaz e com a queda importante dos efeitos colaterais.

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)