Publicidade

Estado de Minas DENGUE

Sintomas de dengue e COVID-19 podem ser parecidos; saiba como se proteger

O período de chuvas exige atenção redobrada no combate ao Aedes aegypti. Sintomas das duas doenças podem confundir os pacientes


17/02/2021 17:41 - atualizado 17/02/2021 18:00

Sintomas de Dengue e COVID-19 são parecidos, pacientes devem ficar atentos com a prevenção(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Sintomas de Dengue e COVID-19 são parecidos, pacientes devem ficar atentos com a prevenção (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O número de casos prováveis e confirmados de dengue, em Belo Horizonte, cresceu em fevereiro. Segundo dados da Secretaria de Saúde de BH, foram 413 casos notificados e 170 confirmações até 12/2. 
 
A Região Leste lidera com 40 casos confirmados, seguida Rela região Norte e Venda Nova com 32. A Região Centro-Sul e Noroeste são 20 confirmados, Nordeste (13), Barreiro e Pampulha (6) e a Região Oeste fica por último, com apenas um caso confirmado. 
 
A infectologista do Hospital Águas Claras Ana Helena Germoglio explica que, neste período de chuvas, que se estende até meados de abril em Brasília, a tendência é de que o número de casos aumente. “Os ovos que estavam guardados eclodem. Além de também ser um período mais propício ao acúmulo de água parada”, observa.
 
A especialista alerta ainda para o risco da circulação de diferentes tipos do vírus. “Existem quatro tipos de dengue em circulação, o que significa que a pessoa pode adquirir a doença quatro vezes, o que é um risco. No caso do tipo 2, não tínhamos essa variante no Distrito Federal, por isso, em 2019, quando ela foi inserida no nosso território, tivemos um estrago tão grande”, pontua.
 
Segundo os dados da Saúde, naquele ano, 62 pessoas morreram vítimas da dengue na capital. Esse foi o maior número já registrado em monitoramentos divulgados pela pasta desde 1998, quando foi confirmado o primeiro caso grave da doença na capital federal.
 
Justamente para tentar entender o comportamento do Aedes aegypti fora das fronteiras da cidade, o DF firmou uma parceria com o estado de Goiás para estabelecer estratégias de combate ao mosquito. A Sala de Situação Interestadual DF/GO terá repasse de informações, compartilhamento de estratégias para melhores regulamentos e disponibilização de equipamentos.

COVID-19

O cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus também preocupa os especialistas, principalmente porque os sintomas das duas doenças podem confundir o paciente infectado (veja quadro). “A dengue e a COVID-19 têm alguns sintomas comuns, como dores no corpo e cansaço. A dengue também causa um pouco de falta de ar, assim como a COVID pode trazer manchas ao corpo”, destaca Ana Helena Germoglio.
 
Por isso, a especialista orienta que, em casos de qualquer sintoma, o recomendado é que o paciente recorra a um atendimento médico. “É importante a avaliação do profissional de saúde. Ele dirá se a pessoa está com COVID ou dengue. Vale lembrar que esse diagnóstico é importante para o paciente saber o que fazer, principalmente porque os infectados com a COVID-19 precisam de isolamento social”, finaliza.

Fique atento

Saiba quais são os sinais de infecção e como prevenir a doença:
 
Sintomas
 
» Febre alta
» Dor de cabeça e no corpo
» Dor atrás dos olhos
» Fraqueza
» Falta de apetite
» Náusea e vômitos
» Manchas pelo corpo e coceira

Prevenção
 
» Retire galhos e folhas das calhas
» Guarde os pneus em locais cobertos
» Mantenha em dia a manutenção das piscinas
» Garrafas devem estar guardadas viradas com a boca para baixo
» Mantenha lajes limpas
» Tampe tonéis e caixas d’água
» Ralos sempre limpos e com telas de proteção
» Preencha pratinhos de plantas com areia e lave-os uma vez por semana
» Estique bem as lonas de proteção para evitar acúmulo de água
» Limpe a bandeja do ar-condicionado
» Feche bem os casos de lixo e coloque-os longe do alcance de animais

Fontes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Belo Horizonte e especialistas
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade