(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

COVID-19: Farmacêutica suspende desenvolvimento de candidatos à vacina

Outros dois possíveis terapêuticos contra o Sars-Cov-2 seguem em investigação pela Merck Sharp & Dohme. Entenda


29/01/2021 14:58 - atualizado 29/01/2021 15:39

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A Merck Sharp & Dohme (MSD) anunciou, nesta quinta-feira (28), que uma candidata à vacina contra a COVID-19 que estava sendo desenvolvida na empresa será descontinuada. Ou seja, o imunizante não estará mais em estudo. Esta decisão, segundo a instituição, é resultado da revisão feita dos resultados obtidos nos estudos clínicos de fase 1. 

De acordo com a MSD, nas pesquisas, tanto a V590 quanto a V591 – candidatas à vacina – foram bem tolerados. Porém, as respostas imunológicas foram menores do que as observadas após a infecção natural e, também, pelas outras vacinas contra o novo coronavírus. Apesar disso, o presidente dos laboratórios de pesquisa da MSD Dean Li agradeceu aos participantes do estudo. 

“Somos gratos a todos os colaboradores que trabalharam conosco nessas vacinas candidatas e aos voluntários nos testes”, diz. Ainda segundo a empresa, os estudos realizados até então não serão perdidos, uma vez que serão encaminhados para publicação em periódicos científicos. 

Por outro lado, a Merck Sharp & Dohme declarou que continuará trabalhando no desenvolvimento e produção de dois terapêuticos contra a doença. Trata-se dos medicamentos experimentais chamados MK-7110 e MK-4482 (molnupiravir), que conta, também, com a colaboração da Ridgeback Bio.

“Estamos firmes no compromisso de contribuir com o esforço global para aliviar o fardo desta pandemia para os pacientes, sistemas de saúde e comunidades”, afirma o presidente da MSD. 

Quanto aos terapêuticos em desenvolvimento, o MK-7110 é uma proteína de fusão recombinante em investigação, que modula a resposta inflamatória ao Sars-Cov-2, principalmente por ter como alvo um novo ponto de verificação da via imunológica.

De acordo com a MSD, os resultados preliminares de fase 3 mostraram uma redução de mais de 50% no risco de morte ou insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados com COVID-19 entre moderada e grave.  

A empresa responsável pelo desenvolvimento do medicamento informa, ainda, que os resultados completos do estudo devem ser publicados ainda no primeiro trimestre de 2021.

Já o MK-4482 é um agente antiviral experimental oral que está sendo desenvolvido em colaboração com a Ridgeback Bio. O molnupiravir está atualmente sendo avaliado em ensaios clínicos de fase 2 e 3 em hospitais e ambulatórios. A data de conclusão primária para os estudos é maio de 2021.   

A MSD afirma que continuará, também, realizando pesquisas sobre a COVID-19, bem como sobre o potencial do vetor do vírus do sarampo e das plataformas baseadas no vetor da estomatite vesicular para buscar recursos mais amplos em resposta a uma pandemia

“A pandemia COVID-19 ressalta a necessidade de nossa empresa e da indústria continuarem a investir em pesquisas para enfrentar as ameaças à segurança sanitária”, diz. 

*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)