(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CONTA-GOTAS

Busca por voluntários


27/12/2020 04:00 - atualizado 27/12/2020 08:57

O Laboratório do Estudo da Dor e Funcionalidade no Envelhecimento (Ladorfe), do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando voluntários para um estudo relacionado à dor lombar crônica inespecífica (DLCI). O projeto contemplará avaliações iniciais e finais, três sessões de educação em neurociências da dor, 12 sessões de pilates e, também, o uso de uma cartilha e de um aplicativo para orientações. Para realizar o estudo, estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, entre 18 e 59 anos, que tenham dor lombar crônica há mais de seis meses, de qualquer região do país. As atividades serão iniciadas em janeiro de 2021 e haverá novo grupo no próximo ano para pessoas acima de 60 anos de idade. Interessados devem preencher, até 8 de janeiro de 2021, um formulário on-line, disponível no link: https://bit.ly/2K2kkls. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail dor.ufscar@gmail.com.

Líderes que impulsionam em prol do câncer infantojuvenil

Já pensou em ajudar milhares de crianças e famílias na causa do câncer infantojuvenil no país comprando um livro de gestão inspirador? Esse é o propósito da ação realizada pela Agência A+, especializada em comunicação integrada, que lançou o livro Líderes que impulsionam. Toda a renda arrecadada com as vendas dos livros será revertida de forma integral para o Instituto Ronald McDonald, que tem por missão propiciar saúde e qualidade de vida para crianças e adolescentes com câncer e suas famílias no Brasil. Por conta da pandemia, a organização suspendeu todas as campanhas de arrecadações presenciais previstas para 2020, resultando em uma perda de mais de 40% nas receitas. O valor do livro é R$ 50.

Pele firme durante o emagrecimento

Muitas pessoas recorrem a métodos de emagrecimento radicais. Porém, apesar de muitos conseguirem levar o indivíduo à perda de peso, essa mudança geralmente é pouco duradoura. Além disso, vilões como a flacidez e o efeito sanfona tendem a aparecer com mais frequência nesses casos. Segundo o personal trainer Tauan Gomes, quando há adoção de dietas restritivas, o corpo perde não apenas gordura, como massa magra, gerando flacidez. Por isso, por mais que a pessoa tenha o objetivo de perder peso, o treino voltado para musculação é importante nesse período. “O ideal é não deixar os treinos de força de lado, já que são eles que atuam no processo de fortalecer e manter a massa muscular e conservar a pele mais firme durante o processo de emagrecimento. É preciso, também, se manter bem hidratado antes, durante e depois das atividades, para manter a células corporais hidratadas e não perder a firmeza e elasticidade da pele”, garante. A alimentação rica em cálcio é outra aliada, dessa vez para a produção de colágeno, assim como alimentos considerados como fontes de proteína e ricos em vitaminas C, D e E.

Lazer em casa com as crianças

Ainda que a pandemia tenha alterado drasticamente o calendário escolar de milhares de crianças, muitas estarão em recesso em razão das festas de fim de ano, enquanto outras permanecem até hoje em casa sem acesso às aulas virtuais. Com nove meses de pandemia, pais e cuidadores que precisam dividir a atenção entre o home office, as tarefas da casa e os filhos esgotaram suas ideias de como aproveitar o tempo livre em família com qualidade, sem gastar muito e sem sair de casa. Para ajudar nessa missão, a professora do curso de pedagogia da Estácio Flávia Alcântara separou dicas criativas e bem simples que podem preencher o dia e torná-lo mais divertido. Confira:

1- Faça experimentos culinários e anote tudo em um livro de receitas da família. Você pode se inspirar em pratos divertidos criando imagens, carinhas ou bichinhos

2- Outra dica é encher um balde com pipocas e curtir um cineminha em família

3- Mude a rotina: faça um almoço sobre uma toalha no chão, em algum espaço diferente da casa. Isso pode ganhar ares de um divertido piquenique
4- Em dia de faxina, crie uma brincadeira estimulante. Você pode montar uma tabela com pontos que serão dados para quem cumprir determinadas tarefas. Crianças adoram competições

5- Uma boa opção é montar uma barraca na sala, que pode ser feita de lençóis, e acampar

6- Que tal conhecer o lado artístico de sua família? A ideia é fotografar detalhes: pequenos objetos da casa, poses do animal de estimação, as paisagens das janelas, atividades cotidianas das crianças e dos adultos em seus cantinhos preferidos. Monte um lindo álbum de fotos

7- Tintas e cores são boa pedida. Pinte e crie cenários

8 -  A leitura também é importante em momentos de lazer e deve ser estimulada. Crie momentos de leitura ou contação de histórias em família, escolha um bom livro e leia fazendo “caras e bocas”. Conte histórias de infância também.

Combate à falta de disposição

Indisposição e movimento. De início, duas palavras que parecem não se cruzar. Afinal, para estar disposto é necessário descansar, correto? Não necessariamente. Uma rotina de exercícios físicos também é uma boa forma de adquirir mais energia para conseguir seguir a rotina com motivação. A atleta Sue Lasmar aponta que a prática de exercícios acelera o metabolismo e provoca o aumento de energia. “Ao começar o dia com uma atividade física, você prepara seu corpo para a rotina exaustiva”, comenta. Outro fator destacado pela musa fitness e também especialista em nutrição e educação física é que durante o movimento o corpo libera substâncias como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. De acordo com Sue Lasmar, o ideal é praticar ao menos 30 minutos ao longo do dia, especialmente na parte da manhã. “No estudo ou no trabalho, o treino é um excelente catalisador de aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas, que são essenciais para a memória”, garante.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)