Publicidade

Estado de Minas Saúde emocional

Seminário debate desafios e oportunidades da família contemporânea

O evento será realizado no dia 31 de outubro na Paróquia Bom Jesus, em formato presencial. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla


23/10/2020 15:00 - atualizado 23/10/2020 15:15

O evento ocorrerá no formato presencial com participação máxima de 180 pessoas(foto: Paróquia Bom Jesus do Vale/Divulgação)
O evento ocorrerá no formato presencial com participação máxima de 180 pessoas (foto: Paróquia Bom Jesus do Vale/Divulgação)

A Paróquia Bom Jesus do Vale, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promoverá, no dia 31 de outubro, um seminário para debater os desafios e as oportunidades da família contemporânea. O evento será realizado em formato presencial, com capacidade máxima para 180 pessoas. 

Para quem deseja participar, o custo é de R$ 100 e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla. O seminário terá duração de 10 horas, com início às 8h e término previsto para às 18h. Haverá um intervalo para o almoço entre às 12h30 e às 13h30. 

Os temas a serem tratados durante o seminário serão discorridos por profissionais, sejam eles psicólogos, psiquiatras ou com experiência no ramo. “Priorizamos esse contato entre pessoas que podem ajudar e esclarecer os desafios nas famílias, principalmente em um tempo no qual as crianças estão frustradas e passando mais tempo em casa, ao mesmo passo em que os pais precisam estar mais presentes no que tange às atividades desenvolvidas por elas”, justifica o padre e organizador do evento Alexandre Fernandes. 

A iniciativa, que compreende uma série de seminários com a temática família desde o ano passado (2019), conta como uma novidade nesta edição: com um olhar amoroso para as mães divorciadas, a maternidade e o amor próprio serão tema de uma das discussões.

Além disso, desafios sobre como criar um filho na era digital ou educá-lo no mundo atual serão levantados e discutidos. Aspectos de saúde mental e espiritualidade também nortearão os assuntos do dia de reflexão sobre família. 
 
Durante o evento, padre Alexandre Fernandes, Moninha Quintero, Filó, Patrícia Ragone, Rodrigo Carneiro, Belizário, Elena Sabino, Leticia Renna, Julia Lobo, Erica Brito e Camila Sousa se reunirão com o público para discutir a questão dos limites com crianças e jovens.
 

RELEVÂNCIA

 
"A sociedade pós-moderna tem enfrentado mudanças múltiplas e desestruturantes. A crise entre os papéis no contexto familiar tem levado os integrantes desse nucleo ao caos. A ausência de referências tem gerado medos, inseguranças e condutas dispares. Neste contexto desfavorável, a família, principalmente cristã, tem sofrido com os constantes desafios que, por vezes, tentam romper com as estruturas milenares. Para muitos, as perspectivas são desmotivadoras, mas há possibilidades de uma retomada e reestruturação", argumenta padre Alexandre sobre a relevância do evento.
 
O padre destaca, ainda, a importância de se falar sobre os desafios familiares, principalmente em um momento, conforme citado por ele, em que os lares deixaram de ser apenas um lugar de sobrevivência para se tornar o local onde tudo acontece. “As pessoas não vão para casa apenas para dormir e se abrigar mais, agora, tudo se faz e vive ali.” 

Portanto, agora o lar e a família se misturam. Trabalho, escola e academia, por exemplo, agora se mesclam em um único lugar. "E é preciso saber dividir esse espaço e viver nele em comunhão. Justamente por isso os desafios precisam ser debatidos, para que possam gerar uma reflexão, assim como a oportunidade de todos estarem mais tempo em conjunto”, frisa. 

Serviço: 
Evento: Seminário sobre os desafios e as oportunidades da família contemporânea 
Data e horário: 31 de outubro, das 8h às 18h 
Local: Paróquia Bom Jesus do Vale, Avenida Dimas Henrique de Freitas, 378 – Vale do Sereno, Nova Lima 
Formato: Presencial 
Valor: R$ 100 

*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade