Publicidade

Estado de Minas Outubro Rosa

Mulheres mastectomizadas ganham próteses para reconstrução mamária

A ação, realizada pela Motiva Implantes em parceria com o Hospital da Baleia, beneficiará mais de 60 mulheres


21/10/2020 13:25 - atualizado 21/10/2020 15:12

Cerca de 60 mulheres serão contempladas com o projeto executado pela equipe de cirurgiões da Motiva Implantes e do Hospital da Baleia(foto: Motiva Implantes/Divulgação)
Cerca de 60 mulheres serão contempladas com o projeto executado pela equipe de cirurgiões da Motiva Implantes e do Hospital da Baleia (foto: Motiva Implantes/Divulgação)

Em meio ao mês de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa, a Motiva Implantes, em parceria com o Hospital da Baleia, realizará a reconstrução mamária de mulheres mastectomizadas – retirada parcial ou total da mama – em função do tratamento da doença.

A iniciativa contemplará mais de 60 mulheres, espalhadas por Minas Gerais, São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Porto Alegre e Fortaleza. 

Somente em Minas Gerais, até o dia 24 deste mês, cerca de 40 pacientes serão beneficiadas pelo projeto. Todas as mulheres contempladas com as próteses já terminaram o tratamento de câncer e, por questões financeiras, não conseguiram custear a reconstrução e, por isso, aguardavam a liberação do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

Para que a ação ocorra, a parceria firmada entre a Motiva Implantes e o Hospital da Baleia funcionará da seguinte forma: a empresa de implantes doará as próteses e disponibilizará cirurgiões para a realização do procedimento e, enquanto isso, o hospital arcará com os demais aspectos técnicos, como internação, sala de cirurgia e profissionais habilitados. 

“A Motiva surgiu pela necessidade de atender às necessidades das pacientes, então a colocamos sempre no centro de todas as nossas decisões. Para mim, como mulher, é fantástico fazer parte dessa ação e ajudar efetivamente essas mulheres a retomarem suas vidas. O câncer é uma doença que afeta a mulher tanto na parte física quanto emocional e social. E é a consciência desse quadro que nos engaja em causas como essas”, explica Mariana Bonatto, presidente da Motiva no Brasil.  

Para que todo o processo de reconstrução da mama seja feito de forma a recobrar a autoestima das mulheres mastectomizadas e delinear a elas um resultado satisfatório, no que tange à aparência do órgão, Mariana destaca que os produtos a serem usadas no procedimento são feitos com foco total na paciente.

“Queremos, com nossas próteses, contribuir para que essas pacientes recuperem a autoestima e a estrutura dos seios, com segurança e inovação.” 

Ajuda mútua? 


A auxiliar contábil Ana Cláudia Costa Reis, de 51 anos, descobriu o câncer de mama em julho do ano passado (2019) e imediatamente foi encaminhada para o tratamento. Após realizar todas as cirurgias – retirada da mama, implante do expansor, usado por cerca de um ano, e prótese de silicone – e sessões de quimioterapia, Ana Claúdia está bem. Porém, uma parte de si ainda espera a prótese de silicone para igualar as duas mamas e ter a autoestima completa novamente.  

“Estou muito ansiosa, quero fazer o procedimento logo e ver o resultado. Quero voltar às minhas atividades normais e, se Deus quiser, em novembro, retornar ao trabalho e à vida. Isso afeta todo mundo da família, todos estão empolgados para chegar o dia e ficar livre dessa situação”, diz a auxiliar contábil, que será uma das mulheres a receber a prótese durante a ação. 

Eduardo Montag, um dos cirurgiões a participar do projeto que devolverá a autoestima para dezenas de mulheres, afirma ser essa uma experiência de ajuda mútua. Isso porque, segundo o especialista, além de fazer o bem ao próximo, a gratidão é como uma recompensa. Uma ajuda que retorna em forma de sentimento

“Esse é um projeto maravilhoso. E poder fazer parte disso é indescritível. Nos sentimos na posição de quem ajuda, sim, mas a recompensa que temos em troca é muito grande também”, declara o cirurgião plástico ao comentar sua participação na ação. 

*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade