(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Poupança de massa muscular

Exercícios físicos na juventude ajudam no envelhecimento saudável

Acompanhamento médico é fundamental para traçar estratégias para reserva de massa muscular


18/10/2020 07:00 - atualizado 17/10/2020 18:40

'É importante saber que os músculos, além de manterem a postura, o equilíbrio e nosso movimento, também trazem funções metabólicas como o controle da temperatura corporal' - Bruna Marisa, médica endocrinologista, especialista em emagrecimento e membro da SBEM
"É importante saber que os músculos, além de manterem a postura, o equilíbrio e nosso movimento, também trazem funções metabólicas como o controle da temperatura corporal" - Bruna Marisa, médica endocrinologista, especialista em emagrecimento e membro da SBEM (foto: MMelo Assessoria/Divulgação)

Envelhecer com saúde parece difícil ao considerar as limitações impostas pela idade e o decorrer dos anos. Mas, segundo especialistas, o segredo pode estar em poupar massa muscular ainda na juventude . Isso porque aumentar a presença de músculos no corpo durante a fase da vida em que o corpo está mais forte e viril tende a ser mais fácil e menos dolorido ao organismo da pessoa.

“É na juventude que as pessoas precisam e devem se exercitar para garantir saúde e, também, um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida , até porque o músculo em si é vida. E, justamente por isso, fazer uma poupança de massa muscular pode ser um aliado ”, explica a médica endocrinologista, especialista em emagrecimento e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Bruna Marisa.
 
Bruna elucida que essa “poupança” consiste em aumentar a massa muscular durante a fase da vida em que o organismo tem mais força e ânimo, e quando os hormônios estão funcionando a favor do corpo. “É ir pouco a pouco aumentando os músculos a ponto de fazer uma reserva, que vai ser utilizada no decorrer de toda a vida, o que dará mais vitalidade e força para o ser humano ter um envelhecimento mais saudável ”, diz.

Para isso, a especialista destaca a importância do acompanhamento médico para que a melhor estratégia possa ser utilizada, a fim de que todo o processo de ganho de massa muscular possa ser benéfico , tanto do ponto de vista de nutrição, quanto de suplementação e reposição de proteínas, vitaminas e equilíbrio hormonal.

“A avaliação física é importante para que, a partir da quantidade de massa muscular de cada organismo, uma técnica seja escolhida. Este método pode ser feito por meio da bioimpedância, que consegue identificar o percentual de gordura e a quantidade de massa magra, em percentual e em quilos. Assim, conseguimos ter uma ideia muito mais clara da tática ideal a ser usada de acordo com o perfil de cada paciente.”

Bruna pontua que, neste contexto, a melhor recomendação é: procure um médico o mais rápido possível para saber e mudar a situação atual do seu organismo. Isso porque, conforme explicitado pela endocrinologista, é na juventude que o envelhecimento saudável começa a ser buscado.

“Além disso, é muito importante que as pessoas criem o hábito de realizar atividades físicas de força, pelo menos duas vezes por semana, pois é essencial que os músculos sejam trabalhados . Mas, vale ressaltar que isso não implica em ‘se matar’ na academia, pegando pesos absurdos para não comprometer os músculos trabalhados. O nosso corpo funciona na lei do uso e desuso, ou seja, o que não é utilizado, atrofia .”

BENEFÍCIOS  

E é neste aspecto que Bruna exemplifica os benefícios de trabalhar a poupança de massa muscular para, então, propiciar um envelhecimento mais saudável, haja vista que à medida que o corpo ganha músculos, ele se torna mais forte e, consequentemente, possibilita, também, que os ossos se fortaleçam. Ou seja, nada de atrofiamento .

“Para simplificar, imaginemos uma idosa magrinha, que tem dificuldade para caminhar e não consegue nem apertar a mão de outra pessoa direito ou até mesmo tem dificuldade para pentear o próprio cabelo. Caso ela leve um tombo, mesmo que a queda seja leve, ela já corre um alto risco de fraturar o fêmur, e isso se dá pela fragilidade dos ossos e organismo. Por isso a importância de trabalhar a poupança de massa muscular, com dieta adequada e prática de exercícios físicos.”

Ainda, Bruna destaca que além da promoção de mais estabilidade para o corpo humano, poupar massa muscular aumenta o gasto energético em repouso, contribui para a melhora da resistência insulínica e, assim, o organismo se torna menos propenso ao desenvolvimento de obesidade .

“Considerando a importância desta poupança , pode-se perceber que a falta de massa e de força muscular estão ligadas a algumas doenças, frequentemente diagnosticadas em pessoas de meia idade aparentemente saudáveis. É importante saber que os músculos, além de manterem a postura, o equilíbrio e nosso movimento, também trazem funções metabólicas como o controle da temperatura corporal ”, informa a especialista.

CONSUMO ADEQUADO


Para uma poupança bem-feita , Bruna recomenda que o ganho de massa muscular seja feito adequadamente , com o consumo de carnes, por exemplo. No entanto, a endocrinologista destaca a necessidade de que as pessoas se atentem à quantidade correta de ingestão.

“Nas carnes se encontram boa parte de aminoácidos essenciais para nosso organismo. A leucina, por exemplo, tem um papel importantíssimo na manutenção dos nossos músculos e o organismo não fabrica a leucina. Portanto, é essencial um consumo de, em média, um grama de proteína por quilo de peso, todo dia. Ou seja, uma pessoa que pesa 60 kg, são necessários, no mínimo , 60 gramas de proteína .”

A especialista pontua, ainda, que manter os demais nutrientes , como potássio, magnésio e ômegas em ordem faz parte de uma boa poupança muscular , a fim de delinear um envelhecimento saudável. “Estes nutrientes são fundamentais para a integridade da musculatura”, completa.

O que fazer?

Para uma boa poupança de massa muscular e, consequente, envelhecimento saudável, siga as dicas :

» Dieta com consumo adequado de proteínas (carne, ovo, queijo)

» Atividade física de hipertrofia , pelo menos duas vezes na semana

» Avaliações periódicas com especialistas

Fonte: Bruna Marisa, médica endocrinologista

* Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)