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Estado de Minas

Conheça a técnica LPF, que promete barriga negativa

Método reduz medidas da circunferência do abdômen, enquanto ajuda a melhorar a respiração e a postura, além de eliminar quilos indesejáveis


postado em 08/12/2019 06:00 / atualizado em 16/12/2019 15:33

Mônica Diniz, com a professora Grisiela Santos: 63 quilos eliminados em um ano e quatro meses(foto: Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press)
Mônica Diniz, com a professora Grisiela Santos: 63 quilos eliminados em um ano e quatro meses (foto: Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press)

Mônica Diniz, de 50 anos, conta que, antes de praticar o low pressure fitness (LPF) não sabia respirar corretamente. Hoje, além da melhora na respiração e na postura, ela já eliminou 63 quilos em um ano e quatro meses – aliando esse método de regularização da pressão abdominal a atividades de musculação, dança do ventre, circuito funcional e alimentação de baixíssima caloria.

Para a psicóloga, ela é a prova viva de que sair do piloto automático e ir além do básico inspirar-expirar pode ser um diferencial para o bem-estar e ainda ajudar na redução de medidas. Pensando nisso, o LPF, método recente nas academias, combina exercícios de respiração e postura para ativar aquela “barriga chapada”.

Quem pratica LPF precisa se atentar aos tempos para inspirar e expirar. O abdômen, as pernas e os braços ficam contraídos durante quase todo o tempo, com a força do próprio corpo. O indivíduo também chega a prender a respiração por alguns segundos. De acordo com a fisioterapeuta e professora de LPF Grisiela Santos, o uso da apneia expiratória alonga o diafragma, um dos músculos responsáveis pela respiração, e permite uma melhora do funcionamento do corpo de maneira global.

A especialista explica que o método surgiu na década de 1980, com o intuito de reabilitar mulheres no pós-parto. Nos dias de hoje, adaptada, a técnica mescla princípios da Reeducação Postural Global (RPG) e da ioga. A influência dessas modalidades no LPF fica nítida nos trabalhos de flexibilidade que são exigidos durante a prática e na sensação de relaxamento quando se respira profundamente.

Dessa forma, serve como mecanismo para acalmar o corpo e a mente depois de atividades mais estimulantes, como dança e musculação. “Ao final da sessão, os praticantes ficam mais quietinhos e têm um momento para eles. Isso é importante, porque é preciso alguns segundos para respirar com atenção”, diz a professora.

MUDANÇA DE VIDA  

“Havia alguns anos que eu estava totalmente sedentária. Gordinha desde criança, a obesidade foi só aumentando. Mas, desde o início dessa jornada, tenho me desafiado. E fazer o LPF é um desafio a mais”, relata Mônica. O contato com a modalidade, no caso dela, teve início há seis meses, quando a professora Grisiela sugeriu uma atividade leve de LPF por questão postural. Para fortalecer o abdômen, Mônica também entrou na dança do ventre. Tomou gosto e, com os resultados aparecendo, decidiu se dedicar a sessões de abdominais.

Na clínica em que Mônica é paciente, o LPF virou aula fixa na grade há pouco mais de duas semanas. E, em 15 dias frequentando assiduamente as aulas, Mônica já perdeu quatro centímetros de cintura. Mais que mudança estética – é possível diminuir de três a 12 centímetros da circunferência com o método, segundo especialistas –, o LPF tem uma lista extensa de benefícios para a saúde.

A técnica age diretamente no tônus muscular, aumenta os níveis de oxigenação corporal e consegue equilibrar as pressões das cavidades do corpo. De acordo com Grisiela, o método também promove diminuição da diástase abdominal – comum em mulheres com mais de 35 anos que tiveram filhos –, melhora do trânsito do intestino, diminui dores na coluna vertebral, melhora a circulação sanguínea e até a função sexual. E, como fortalece o assoalho pélvico, trata casos de incontinência urinária de esforço (IUE), que é a perda involuntária de urina.

SILHUETA 

O personal trainer Gustavo Loureiro, especialista em treinamento desportivo, explica que as respirações hipopressivas já são desenvolvidas há anos e vêm ganhando a atenção do público. Orientando treinamentos, o personal percebeu essa metodologia e passou a adaptar exercícios com essa mesma lógica para os alunos.

De acordo com o especialista, o LPF é vantajoso, porque desenvolve os músculos internos do corpo, que são pouco trabalhados com exercícios abdominais mais comuns, que pegam os músculos mais superficiais. Os ângulos em que o corpo fica também são um dife rencial. Por isso, o método ajuda na perimetria abdominal. “A máxima da barriga chapada é realmente algo positivo. Mostra que a pessoa tem pouca gordura visceral, que é o acúmulo excessivo de gordura na região”, acrescenta.

* Estagiária sob supervisão de Sibele Negromonte


"Ao final da sessão, os praticantes ficam  mais quietinhos e têm um momento para eles. 
Isso é importante, porque é preciso alguns segundos para respirar com atenção”
Grisiela Santos,
fisioterapeuta e professora de LPF

 
Cuidados necessários
O método é pouco agressivo, mas alguns pontos pedem atenção:

» É primordial iniciar com posições mais básicas, para pegar o jeito, entender a resistência e a consciência necessárias.

» É interessante que indivíduos com problemas ósseos, que tenham alguma dificuldade em permanecer em determinadas posições, ou gestantes, fiquem em observação durante a prática. Essa instrução serve também para pessoas com vasovagal, para evitar mal-estar.

» Apesar de trazer resultados, o método requer, sim, atividades complementares com carga, como musculação.

Fonte: Gustavo Loureiro, personal trainer


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