(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas QUALIDADE DE VIDA

As quedas são o terror da terceira idade. Saiba como evitá-las

Entre as consequências, a fratura do fêmur é uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais. Veja as dicas de prevenção


01/10/2019 16:55 - atualizado 01/10/2019 16:58

As quedas nesta faixa etária podem ser até fatais
As quedas nesta faixa etária podem ser até fatais (foto: Reprodução)

Hoje, 1º/10, comemora-se o Dia do Idoso. É fundamental tomar alguns cuidados para manter sempre o bem-estar e a qualidade de vida. E uma das preocupações nesta faixa etária é com as quedas, que podem ser até fatais para a pessoa idosa.

O geriatra  Charlles Petrecca  revela que as quedas, geralmente, ocorrem com mais frequência no ambiente doméstico, ou seja, em casa, especialmente no caminho entre o quarto e o banheiro. Os fatores que levam à probabilidade de queda são, em geral, a dificuldade de visão, de mobilidade, e até medicação inadequada”.

Além disso, o médico alerta à família para ter a atenção voltada para o idoso. “Deve observar o grau de funcionalidade do idoso, se ele consegue se locomover, se  alimentar e tomar banho sozinho. Tenho pacientes de 80, 90 anos, que são fortes, lúcidos, independentes. Em contrapartida, tenho pacientes de 60 anos com um grau de dependência já bastante elevado. É importante contar com uma avaliação médica geriátrica para definir quais cuidados específicos o idoso necessita”, alerta.
 

Casa adaptada

 
Solange Lima de Oliveira e a mãe, Judite Lima de Oliveira, de 91 anos
Solange Lima de Oliveira e a mãe, Judite Lima de Oliveira, de 91 anos (foto: Arquivo pessoal)

A aposentada Solange Lima de Oliveira conta que precisou adequar a casa para a mãe, Judite Lima de Oliveira, de 91. “Minha mãe tem mal de Alzheimer há 10 anos, e problemas de artrose no joelho. Fiz as adptações por causa dos riscos de tombos, devidos à idade e à dificuldade de locomoção”, revela. 
 
As principais mudanças foram no banheiro: assento elevado no vaso sanitário, barra do lado do vaso, e barras nas laterais e no fundo da parte do chuveiro, além de tapete antiderrapante no banheiro. 
Adaptações feitas no banheiro da casa de dona Judite, de 91 anos
Adaptações feitas no banheiro da casa de dona Judite, de 91 anos (foto: Arquivo pessoal)

Dicas

 
Com o passar dos anos, os ossos e os músculos ficam mais fracos e a noção de equilíbrio também pode ser afetada. O ortopedista Daniel Oliveira apresenta cinco dicas para prevenir a queda, seja dentro seja fora de casa:


1. Pratique alguma atividade física

Manter o hábito de fazer algum exercício regular é, sem dúvida, a principal recomendação para você que atingiu a terceira idade. Vida ativa não é coisa de gente jovem, muito pelo contrário, quanto mais envelhecemos, mais precisamos e mais indispensáveis se tornam os exercícios físicos no dia a dia. Pode ser uma caminhada, mesmo que sejam 10 minutos por dia, isso já traz inúmeros benefícios na comparação com uma pessoa sedentária, acredite! Parece pouco, mas faz muita diferença. A atividade física fortalece os músculos, os ossos, melhora o equilíbrio, prevenindo as quedas e, além disso, auxilia na prevenção e no tratamento de inúmeras outras doenças e problemas, como os cardíacos, o diabetes, a depressão e a osteoporose, entre outros. Também auxilia na mobilidade e traz inúmeros benefícios psicológicos, por favorecer a socialização e a elevação da autoestima.

2. Atenção ao ambiente de casa

Por ocorrer, em sua maioria, dentro de sua própria casa, alguns dos principais pontos de atenção são: piso, banheiro, escolha dos móveis, iluminação e locais para apoiar. Outra coisa que pode ajudar é manter um banquinho de plástico antiderrapante no chuveiro, para que não precise se abaixar e se levantar para lavar os pés, por exemplo; e barras de apoio são sempre bem-vindas, próximo ao vaso sanitário, dentro do box etc. Prefira móveis fixos e firmes e não os coloque em locais de passagem, como corredores estreitos, por exemplo, para que não atuem como obstáculo. Por fim, o ambiente bem iluminado é essencial, deixe entrar a iluminação natural de dia e mantenha as lâmpadas e luminárias acesas enquanto se movimentar durante a noite, inclusive, um abajur ou luminária perto da cama com interruptor de fácil alcance para possíveis deslocamentos à noite. 

3. Prepare-se antes de sair de casa

Movimentar-se e procurar ter uma vida social ativa é essencial para a saúde na terceira idade, isso quer dizer, saia de casa sim, vá passear, faça amigos e procure manter uma rotina de afazeres lúdicos, isso ajuda nas conexões neuronais! Mas, para isso, lembre-se sempre da preparação antes de sair. É aconselhável usar calçados confortáveis e firmes aos pés. Caso precise usar óculos ou aparelho auditivo, jamais saia sem eles. Atravesse a rua sempre na faixa de pedestres e com atenção, e nunca caminhe ao mesmo tempo em que procura algo na bolsa ou mexe no celular, por exemplo.

4. Algum degrau à frente? Atenção redobrada

Subir ou descer da calçada, entrar num estabelecimento ou passar por uma escada, em todos esses casos preste atenção se todo o pé está apoiado, aquela pisada em falso só com a ponta do pé pode resultar num escorregão. No caso de escadas, use sempre o corrimão de apoio e desça um degrau de cada vez – ao apoiar os dois pés no degrau, vá para o outro, e aí por diante. 

5. Esteja acompanhado sempre que possível

Dependendo do nível de mobilidade é importante contar com a ajuda de alguém. Ter um amigo ou parente com você trará mais segurança e, além de ajudar no dia a dia, fará muito bem ao humor e à autoestima, caso possam estreitar os laços, conversar, trocar experiências. A vida social é importantíssima na terceira idade.
 
Estagiária sob a supervisão da subeditora  Elizabeth Colares


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)