(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TRENDS TALKS

Criando elos entre investidores e empreendedores

Ampliando as chances de conseguir o investimento certo para sua startup com capital e inteligência


08/04/2022 06:00

A primeira coisa é ter pleno domínio de qual é o racional pra usar o investimento pleiteado
A primeira coisa é ter pleno domínio de qual é o racional pra usar o investimento pleiteado (foto: Pixabay/Divulgação)
Todo empreendedor de startup sonha, e age, para conseguir o investimento certos para seu negócio escalar e decolar.

Dentre os vários tipos de investimentos, algumas premissas básicas em relação à estruturação das propostas podem ser implementadas desde o iníciodo negócio, de forma a consolidar um perfil mais adequado para buscar esses recursos.

A primeira coisa é ter pleno domínio de qual é o racional pra usar o investimento pleiteado, bem como as demais ajudas que os investidores podem dar ao negócio.

O domínio dos valores que estão sendo buscados tem que ser completo. Há uma diferença enorme entre “preciso de tanto; para fazer isso” e “quero tanto mas pode ser tanto”. Dominar a proposta, desde sua construção até o output de resultado que se espera demonstra muito mais profissionalismo e assertividade.

Objetivamente, deve ser respondida, com detalhes, a seguinte pergunta feita pelos investidores: “De quanto dinheiro você precisa para cumprir essa etapa em que a gente vai estar junto?”

E o empreendedor deve se lembrar que, quanto mais investimento, mais diluída fica a startup. Mais um motivo para não superestimar ou ser desleixado com a proposta. 

Por fim, é fundamental entender o quanto esse capital vai ser “smart”. Em outras palavras, quais outros ativos esses investidores podem trazer para a startup? É muito importante que o empreendedor entenda bem para quem ele está oferecendo a sociedade e o que pode advir dessa relação além do dinheiro.

Um smartmoney pode ser traduzido em mentorias, transmissão de knowhow, rede de contatos, força de uma marca, dentre outras possibilidades.

E isso muitas vezes pode valer mais que dinheiro.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)