(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PSICOLOGIA POSITIVA

Tempos de crise - lidar com otimismo

'Chegou a hora da esperança - difícil hoje, mas, pensando positivamente, podemos lucrar com a pandemia e aprender as lições que ela veio nos ensinar'


postado em 05/04/2020 04:00

 

Ele chegou e pegou todo mundo de surpresa. Um vírus que veio virar a vida do avesso, ou melhor, colocar a vida como deveria ser. Ruim ou bom? Tudo depende de como você vai querer olhar para esta crise.

 

Então, podemos tirar algum proveito positivo dentro de tanto desespero, crise financeira, quebradeira e medo da morte batendo à porta? Eu aprendi muita coisa útil deste momento, vendo pelo lado positivo.

 

Ele foi um ALERTA. Estamos aprendendo que tem coisas muito maiores do que podemos controlar. E que trazem a incerteza, o medo. Quando sentimos medo, geralmente paralisamos. Ficamos aflitos e deixamos de usar a parte racional da mente. O tumulto se instala. Mas esse caos é curativo.

 

Veio bagunçar o mundo, mas deu o recado – que mundo é esse em que vivemos? Alguém está aproveitando? Ou todos estão na correria vivendo em função do amanhã, ou de pagar contas. Trabalha-se hoje para comer amanhã?!

 

Eu aprendi muitas coisas boas. Apreciar as pequenas coisas, desacelerar e sentir apenas o momento. Aprendi que sou pequena, que nem tudo estará sob meu controle e, mesmo assim, posso sentir, posso viver e posso respirar. Até suspirar.

 

Parou todo mundo, as famílias se isolaram. Fez que todos voltassem às suas verdadeiras casas, seu EU. Parar e (re)fletir sobre si mesmo, seu lugar, sem emprego, sua vida.

 

Temos vida!

 

Eu sou testemunha, como psiquiatra, de que estávamos numa era da “SOFRÊNCIA”, todo mundo reclamando de tudo, de coisas bobas e pequenas. Quanto mais reclamamos, mais atraímos o que não precisa. Mas, de repente, veio algo bem maior e pudemos olhar a vida, a respiração, a saúde com outros olhos.

 

Pudemos, acima de tudo, parar! Descansar e tentar sentir a verdadeira impotência apenas aceitando o medo e as incertezas. Sem saber o dia de amanhã, mas valorizando algo muito importante, sentir o AQUI e AGORA. Desfrutar a família, descobrir novos hábi- tos. RECALCULAR a ROTA da nossa vida.

 

Chegou a hora da esperança – difícil hoje, mas, pensando positivamente, podemos lucrar com a pandemia e aprender as lições que ela veio nos ensinar. Ser grato! Ser grato como, em meio a este caos total, às vezes sem dinheiro para viver? Ser grato ao que você tem e é abundante! Vida!

 

O vírus veio nos obrigar a ter OBEDIÊNCIA. Obedecer de verdade, isolamento, saídas comedidas, trabalho obrigatório de vários setores. Obrigar a entender e ter coragem também. Pois daqui a pouco, muitos de nós terão que sair da quarentena e ir à luta em seu trabalho. Nosso país precisa que nossa economia gire e alguns serão sacrificados e irão para o “front” lutar por muitos de nós que não podem trabalhar de casa e nem on-line.

 

E não sou eu que vou decidir isso... vai acontecer naturalmente... estou apenas já sendo grata aos que precisam sair de casa, se expor por todos nós.

 

Mas algo é certo, temos o momento da virada em nossas próprias vidas. Você é feliz com o que faz? Em média, segundo pesquisas da Delloite, 80% da população não trabalha com algo que não gosta. (Em um cenário de transformação digital, 84% dos entrevistados dizem que precisam repensar sua experiência na força de trabalho com o intuito de melhorar a produtividade. Sobre a necessidade de adaptar às mudanças, 80% dos participantes concordam que a diversificação é um caminho a ser trilhado.) Fonte: https://www2.deloitte.com/brpt/pages/human-capital/articles/tendencias-capital-humano.html

 

Será que você está neste grupo? Será que você não poderia aproveitar esse momento e refletir o quanto você pode mudar e que as escolhas estão em suas mãos?

 

E a situação também nos favorece no sentido de melhorar a imunidade. Como podemos fazer isso? Desacelerar, descansar, rever o que você come, se exercita, se medita... E podemos fazer novos projetos, começar a exercitar e tudo mais dentro de casa e tudo on-line, graças a essa nova era pós-digital.

 

Está nas suas mãos, agradecer. Observar o que já pode mudar e lutar por um mundo melhor. Se todos nós fizermos diferente, a vida poderá ser muito melhor.

 

Comece seu já seu projeto de vida, comece aprendendo a viver o momento presente e acreditando com esperança que temos muito a viver e de forma mais saudável. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)