(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas RICARDO KERTZMAN

Kalil coloca vereador 'bolsokid' no lugar, mas se cala diante de verdades

Jovem bolsonarista afronta prefeito, que devolve as ofensas sem responder às acusações


10/05/2021 19:58 - atualizado 10/05/2021 20:04

Kalil e Nikolas trocaram farpas durante reunião(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PRess)
Kalil e Nikolas trocaram farpas durante reunião (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.PRess)
Belo Horizonte elegeu um rapaz ultrarradical de extrema direita como vereador, e não há mal algum nisso. Afinal, há representantes de toda sorte na CMBH, desde evangélicos e comerciantes, passando por transsexuais. A democracia pressupõe aceitação e respeito, coisas que, aí, sim, causam mal quando ausentes.

Nikolas Ferreira é um garoto ainda - está com 24 anos - e foi o segundo vereador mais votado em Belo Horizonte. Perdeu apenas para a professora de literatura, a “trans” Duda Salabert, o que mostra bem o nível de polarização na política. Duda é do PDT e luta pelos direitos LGBT+. Nikolas é do PTB e rechaça tais direitos.

Idade não é mérito ou demérito. Há velhos sábios e velhacos. Há jovens, como o Nikolas, que têm Olavo de Carvalho como mestre, e há Duda, que prefere, sei lá, Cecília Meireles. O que conta de verdade não são os anos que nós temos de vida, mas como foram vividos e como seremos lembrados depois que tudo acabar.

COBRANÇAS E OFENSAS

Durante reunião virtual entre os vereadores de BH e o prefeito da cidade, ocorrida nesta segunda-feira (10), Alexandre Kalil e o ‘bolsokid’ Nikolas - brinco assim, pois um apoiador fervoroso do presidente Jair Bolsonaro - trocaram farpas. O vereador disse poucas e boas verdades ao prefeito, que não gostou e apelou como sempre.

Devoto do bolsonarismo mais aguerrido, ao final de suas cobranças Nikolas, que até então havia se comportado civilizadamente, assumiu a gênese bolsonarista e ofendeu o prefeito. Como todos sabemos, Kalil já não é lá muito tolerante e cortês quando bem tratado. Quando ofendido, então, parte para o abraço de tamanduá.

O prefeito lembrou sua condição de “eleito no primeiro turno”, algo que a turma do bolsonarismo adora invocar em defesa do seu mito. E fez bem! O garoto disse que os belo-horizontinos se envergonham de Kalil. Bem, se assim fosse o resultado da eleição teria sido outro. O prefeito foi reeleito por esmagadora maioria: 63%.

Kalil lembrou também que o vereador espalhou notícia falsa sobre seu filho, e até ensaiou alguma justificativa para os gastos excessivos em publicidade, apontados por Nikolas. Infelizmente, contudo, o prefeito preferiu apenas retrucar as ofensas e colocar o rapaz no devido lugar de “chiliquento malcriado” e “valente de internet”.

Alexandre Kalil deixou de refutar as acusações feitas pelo vereador e de contestar os números apresentados. Também não se defendeu por não ter “planejamento e diálogo com a cidade”. Focou apenas na idade do garoto, já que não seria mesmo possível contestá-lo. A gestão Kalil, de fato, é o que o Nikolas muito bem apontou.

Sobrou coragem ao rapaz, que merece elogios por isso. Coragem, aliás, que falta à maioria adesista da Câmara, provando que idade não necessariamente significa virtude. Tomara que Nikolas aprenda a ser tolerante, a enxergar o mundo de forma mais leve e que se livre desta ideologia grotesca que segue com fervor e com a psicose comum ao bolsonarismo. Ele e BH teriam muito a ganhar.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)