(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Falta de aderência à cultura da empresa impede candidatos de conseguirem emprego


03/08/2019 06:00 - atualizado 03/08/2019 08:23

Rafael Maretti, integrante do Global Shaper do Fórum Econômico Mundial e fundador do movimento Base Colaborativa
Rafael Maretti, integrante do Global Shaper do Fórum Econômico Mundial e fundador do movimento Base Colaborativa (foto: Arquivo pessoal)

Se existiu um tempo em que a qualificação técnica de uma pessoa era o principal requisito na contratação por uma empresa, ele não existe mais. O 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH) evidenciou que a falta de aderência à cultura e ao clima da corporação é o segundo motivo pelo qual um candidato é descartado em um processo seletivo – perde apenas para a exclusão daqueles que mentem no currículo. O motivo representou 27% do resultado total das entrevistas – um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Além de evitar prejuízos com demissões, a gerente de recrutamento da Robert Half, Vanessa Aguiar, destacou que, diante do atual contexto da sociedade, encontrar profissionais que tenham uma elevada afinidade com os valores da empresa é fundamental para garantir bons resultados em produtividade e, consequentemente, financeiro.

“As organizações mais bem-sucedidas tendem a ter uma cultura baseada em valores que priorizam a felicidade e o bem-estar dos funcionários. As empresas com um forte propósito e um conjunto claramente definido de valores se sobressaem frente aos concorrentes.”

“Perceber-se fazendo parte de um sistema e ter coragem para ser vulnerável é o que cria confiança para a colaboração acontecer”

•  Rafael Maretti, integrante do Global Shaper do Fórum Econômico Mundial e fundador do movimento Base Colaborativa, que acaba de chegar a Belo Horizonte
(foto: Sebastiao Jacinto Junior/Divulgação)


“Para que a inovação seja implantada, é necessária uma parceria entre os gestores, que serão facilitadores em todo esse processo”

•  Ryan Nadeu, empreendedor no Vale do Silício, durante a inauguração do Fiemg Lab 4.0, programa junto a startups ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais



Logística no Sul de Minas

A Cobli, startup da área de gestão de frotas, presente em mais de 100 cidades brasileiras, iniciou a sua operação em Pouso Alegre – região considerada estratégica por contar com a interseção de cinco importantes rodovias (MG-179, MG-173, MG-290, BR-381 e BR-459), centros de distribuição e empresas de transportes. Sua primeira ação é educar o mercado, ajudando lideranças a entender que “os problemas em sua gestão analógica são resolvidos por um software”. Fundada em 2017, venceu a disputa Harvard Business School – New Venture Competition.


Agenda

• A Amazon Web Services realiza o AWS Startup Day. O objetivo é compartilhar e ensinar como colocar uma ideia em prática, construir um Mínimo Produto Viável (MVP) e ser financiado. Será na próxima quinta-feira, no Ilustríssimo (Rua Maranhão, 56, Santa Efigênia). Detalhes em bit.ly/2YDWSQP.

• O Tech Investment Scene in the UK: Tudo o que você precisa saber para atrair investimento para o seu negócio no Reino Unido reunirá especialistas de investimento e tecnologia do Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido (DIT), na próxima quarta-feira, no Órbi Conecta (Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha). Saiba mais em bit.ly/TechInvestmentUK.

• A BASF lançou a 4ª edição do edital Conectar para Transformar e seleciona projetos sociais e ambientais. Inscrições até 23 de setembro por entidades com ou sem fins lucrativos, ONGs, Oscips e empreendedores individuais, por meio da plataforma Prosas, da Nexo Investimento Social. Informações em basf.com.br.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)