(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FRANCHISING 4.0

Franchising: crescimento robusto e perspectivas promissoras

Performance robusta se traduz em um impacto positivo na economia local, com a geração de milhares de empregos e renda.


01/03/2024 06:00
822

Pessoa de camisa azul empilhando moedas em colunas crescentes.
Minas Gerais se destaca como um polo vibrante no cenário nacional do franchising, ostentando um crescimento notável de 10,8% no faturamento em 2023, superando a média nacional de 8,7%. (foto: Imagem: Pasuwan / shutterstock.com)

Minas Gerais se destaca como um polo vibrante no cenário nacional do franchising, ostentando um crescimento notável de 10,8% no faturamento em 2023, superando a média nacional de 8,7%.

 

Essa performance robusta se traduz em um impacto positivo na economia local, com a geração de milhares de empregos e renda, além da democratização do acesso a produtos e serviços de qualidade em 717 cidades do estado.

O setor de franquias mineiro se caracteriza por sua notável diversificação, com os segmentos de Alimentação (38%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (23%) e Serviços (17%) liderando a participação em número de unidades.

 

Essa variedade demonstra a capacidade do franchising em atender às mais diversas necessidades dos consumidores, desde alimentação até serviços especializados.

Perfil dos Franqueados Mineiros:
53% são mulheres: Evidenciando o crescente empoderamento feminino no mundo dos negócios.
47% são homens: Demonstrando a participação ativa de ambos os gêneros no franchising.
Faixa etária predominante: 31 a 45 anos: Indicando um público maduro e com experiência profissional.

Investimento e Retorno:
Investimento médio: R$ 442 mil.
Retorno do investimento: Em média, 24 meses, demonstrando a viabilidade e rentabilidade do modelo de negócio.

O futuro do franchising em Minas Gerais se anuncia promissor, com a expansão para o interior do estado, a diversificação com novos formatos de franquias (microfranquias físicas e home office) e a constante busca por inovação e tecnologia.

Segmentos em destaque:
Alimentação: Crescimento de 12,5% no faturamento, com destaque para delivery e alimentação saudável.
Saúde, Beleza e Bem-Estar: Crescimento de 11% no faturamento, impulsionado pela busca por qualidade de vida e serviços personalizados.
Serviços: Crescimento de 9,8% no faturamento, com ênfase em serviços sob demanda e soluções tecnológicas.

Símbolos em tela de fundo azul apontando o crescimento esperado para o ano.
Essa performance robusta se traduz em um impacto positivo na economia local, com a geração de milhares de empregos e renda, além da democratização do acesso a produtos e serviços de qualidade em 717 cidades do estado. (foto: Divulgação ABF)

Para este ano de 2024, o setor projeta um crescimento de 10% no faturamento, acompanhado por um aumento de 5% no número de redes franqueadoras e 5,5% no número de unidades franqueadas.

O franchising em Minas Gerais se consolida como um setor dinâmico, resiliente e com um futuro promissor. A combinação de um ambiente de negócios favorável, a diversificação de segmentos, a busca por inovação e a capilaridade no estado garantem a relevância do setor para a economia mineira. Histórias de sucesso de franqueados mineiros como a Arezzo e a Localiza por exemplo, inspiram e motivam potenciais investidores, mostrando como a estratégia de crescimento com franquias torna viável a expansão de qualquer negócio.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)