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Estado de Minas FRANCHISING 4.0

Ano novo, franquia nova

Em 2024, acreditamos que o franchising brasileiro vai seguir nesta crescente que já vem demonstrando ao longo dos anos.


30/12/2023 06:00
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Desenho com formas de mini caixas como se fossem negócios, com uma mão adicionando mais caixa.
Estamos encerrando mais um ano e com grandes perspectivas para o próximo que está por vir. (foto: Adobe Stock)
 

Estamos encerrando mais um ano e com grandes perspectivas para o próximo que está por vir.

 

Em 2024, acreditamos que o franchising brasileiro vai seguir nesta crescente que já vem demonstrando ao longo dos anos e, com certeza, alguns setores vão se destacar mais que outros.

 

Uma das tendências para 2024 é o segmento de negócios autônomos. Ou seja, sem funcionários ou com pouca quantidade de colaboradores. Empresas mais tecnológicas, de autosserviço, conveniência, e modelos que podem atuar com as chamadas “vending machines”. 

 

Outro setor que sempre está em alta e seguirá assim no próximo ano é o de Saúde, Beleza e Bem-estar, que neste ano de 2023 esteve mais uma vez no topo do franchising e obteve crescimento acima dos 13%, somente no terceiro trimestre.

 

Uma das apostas para 2024 é o mercado de indulgência. O que seria isso? Ele pode ser definido como a comercialização de produtos supérfluos e instagramaveis, que não são essenciais para a alimentação ou sobrevivência. Por exemplo: donuts, cookies, produtos gourmet, pratos semiprontos, etc. Este tipo de negócio tem se mostrado muito promissor no franchising. 

 

Também devemos destacar a diversidade de empresas que está entrando no franchising. Franquias diferenciadas, como as de vendas de seguros, intermediação de veículos, vigilância eletrônica, de consultoria, como a nossa, a 300 Consultoria. São franquias que não pensávamos que poderia existir e que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

 

E, claro, precisamos falar da tecnologia. Ela se faz cada vez mais presente no nosso dia a dia e vem revolucionando, também, o mercado. Como no caso citado anteriormente, dos negócios automatizados, onde tudo se faz através de máquinas. E, também, a inteligência artificial, que anda lado a lado com o empreendedorismo, pois através dela muitos empresários dão suporte aos franqueados e os treinamentos necessários. 

 

Outro ponto importante da presença da inteligência artificial no franchising é a sua ajuda no entendimento do mercado, do geomarketing. Ela é responsável pelo cruzamento de dados e a direcionar campanhas. 

 

Mas, antes de embarcar em uma franquia nova, siga as minhas recomendações abaixo:

* Pesquisar a fundo o segmento que vai atuar e, se possível, uma área que já tenha conhecimento prévio, mas sempre aproveite para esclarecer dúvidas e riscos do negócios com o auxílio da franqueadora e de outros franqueados;

 

* Organizar sua agenda e compromissos para manter-se atento às atividades da sua franquia, pois é fundamental ter tempo e foco para treinar sua equipe nos seus valores e da sua empresa para todo o auxílio quando você não estiver presente no negócio;

 

* Autoanálise. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado, mas é importante escolher um produto ou serviço que tenha a ver com os empreendedores caso abra um empreendimento com um sócio. Quanto mais ambos souberem do negócio e do  mercado, mais poderão trocar ideias e trazer soluções para os eventuais problemas que se apresentarem;

 

* É importante analisar todas as condições contratuais existentes na Circular de Oferta de Franquias e no Contrato e o ideal aqui é contar com a ajuda de uma advogado que seja especializado em franquias e que possa esclarecer todas as obrigações e direitos;

 

Esperamos um 2024 com muitas novidades, muita tecnologia e muito sucesso!

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