(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas COLUNA HIT

Ator mineiro comemora 50 anos de carreira com espetáculo inédito

Helder Carneiro convidou a diretora e dramaturga Rita Clemente para escrever um texto para ele; montagem estreia no Sesc Palladium


19/07/2023 04:00 - atualizado 18/07/2023 23:46
739

Helder Carneiro
Helder Carneiro comemora 50 anos de carreira com peça de Rita Clemente (foto: Analu Diniz/Divulgação)


O ator Helder Carneiro, de 67 anos, comemora 50 de carreira, em agosto, com a estreia do espetáculo “Astronauta”, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. A peça, com texto e direção de Rita Clemente, conta a história de um astronauta perdido em um planeta inóspito procurando informações sobre sua missão, mas sem sequer saber, ao certo, em que planeta está.

Helder retorna aos palcos e, para essa data especial, estabeleceu uma parceria com a atriz e diretora de teatro Rita Clemente, do Estúdio Clementtina. “Depois de assistir a ‘Amanda’, no CCBB-RJ, espetáculo protagonizado por ela, senti uma vontade de lhe falar, conhecê-la de perto, fuxicar seu processo de criação e criarmos juntos algo inesperado e consistente. Foi assim que nossa história começou e culminou no ‘Astronauta’”, conta o ator. 

***

A premissa que orienta a história é puramente ficcional e cheia de humor. “Rita vê na comicidade refinada um território adequado para traçar a trama que brinca com tempo-espaço, temas sobre o futuro do planeta Terra e as projeções que hoje fazemos sobre o desenvolvimento tecnológico”, comenta Helder.

FARTURA

ESPECIAL FÉRIAS

Expert em cozinha italiana, a chef pastaia (chef que faz pasta) Ana Jatobá está na programação do Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Férias, no próximo dia 27, na Casa Fartura, em Lourdes. Em uma aula literalmente “mão na massa”, Ana vai ensinar o malloreddus, também chamado de gnocchetti sardi um, considerado um dos mais antigos da região da Sardenha. “É uma pasta à base apenas de sêmola de trigo duro e água, em formato de concha, moldada à mão, portanto com uma textura mais al dente. É uma receita fácil de fazer, mesmo para quem não sabe cozinhar”, descreve. O diferencial está no molho, com ingredientes de origem: em vez de tomate, salsicha, açafrão e pecorino, como é tradicional na Itália, que lhe confere o nome malloreddus alla campidanese, a chef reinventa a receita com ragu de linguiça mineira e queijo da Canastra, algo como malloreddus alla minerese. Não por acaso, o nome da aula será “Sardenha encontra Minas” – para agradar sardos e mineiros. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.

SAVASSI

ATRAÇÕES DO FESTIVAL

No ano de seu vigésimo aniversário, o Savassi Festival confirma a próxima edição para o período de 20 a 27 de agosto. A produção anuncia também as primeiras atrações da programação. Foli Griô Orquestra, cujo primeiro álbum, “AJO”, foi indicado ao Grammy Latino e mescla o afrobeat às manifestações populares brasileiras; Jaques Morelenbaum, instrumentista e arranjador, uma das maiores potências da música brasileira; Nicolas Krassik, herdeiro da famosa tradição francesa de violinistas de jazz; Duduka da Fonseca Quarteto, percussionista carioca, radicado em Nova York, quatro vezes indicado ao Grammy; e Jazzmin’s Big Band, pioneiro na formação exclusivamente de mulheres, o grupo mistura várias tendências musicais e de diferentes gerações.

NO PARQUE MUNICIPAL

NOVOS ENCONTROS

Coral, artista baiana radicada em Belo Horizonte, é uma das atrações da segunda edição do Festival Novos Encontros, no próximo dia 29, no Parque Municipal.  Ela vai dividir o palco como convidada de Leci Brandão.  “Será uma experiência maravilhosa, principalmente porque a obra da Leci no samba fala muito sobre o cotidiano e o povo de uma forma alegre. Fala de questões políticas, do amor e até da tristeza com alegria”, comenta a baiana 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)