
Entre tanta gente que a coluna sempre admirou, Agnes Farkasvölgyi é uma das preferidas quando o assunto é cozinha e arte. Dona de talento inquestionável, a cozinheira chega aos 60 anos com uma comemoração para alegrar o paladar e encher os olhos. A partir de segunda-feira (12/12), ela reúne convidados para o primeiro de uma série de 10 jantares degustação, na Casa da Agnes, no Santo Antônio. O segundo está marcado para terça-feira (27/12) e será aberto ao público, mediante reserva.
HOMENAGEM
PARA AFUGENTAR FANTASMAS

Preta e pobre, o que se registrou dela na história foi que teria virado um fantasma – a dona Maria Papuda (tinha um papo causado provavelmente por bócio) –, cujas lendas da fundação da capital dizem que, após ser expulsa de sua própria casa e vê-la destruída, haveria rogado uma praga, amaldiçoando os construtores da nova capital e assombrando a cidade até os dias de hoje.
Para trazer de volta essa personagem, homenageá-la e registrá-la com o respeito que ela merece, o Educativo do Memorial Vale convida o visitante a pensar sobre essa história, que revela o apagamento da identidade de uma personagem negra e pobre. Foi feita a impressão da fotografia encontrada no Museu Abílio Barreto, em tamanho gigante, colocada recobrindo o painel da imagem da República, que ocupa o segundo piso do Memorial Vale, e que simboliza os ideais dos donos do poder da época. A história de dona Maria é contada na Sala Belo Horizonte, que exibe um vídeo sobre o surgimento da capital mineira e seus personagens.
DIA DE FESTA
"MÚSICA DE BRINQUEDO"
“Música de brinquedo 2”, do Pato Fu, é opção que vai unir pais e filhos amanhã (8/12), às 11h ou às 17h, na Cidade de Natal, no Espaço 356, nos Olhos d´Agua.
Continue lendo os seus conteúdos favoritos.
Assine o Estado de Minas.

Estado de Minas
de R$ 9,90 por apenas
R$ 1,90
nos 2 primeiros meses